A Comissão Política do PSD/Bragança rejeitou por maioria a indicação de Duarte Lima para cabeça de lista do partido por aquele círculo eleitoral, dando a entender, assim, que preferia que o lugar fosse ocupado pelo presidente da estrutura, o deputado Adão Silva.

Fontes sociais-democratas, citadas pela agência Lusa, alegam que o cabeça de lista indicado pela Direcção Nacional \"não é considerado uma mais-valia política para Bragança\". \"Há elementos da Comissão Política Distrital e autarcas do partido a ameaçar que não acompanharão Duarte Lima na campanha eleitoral\", revelaram ainda.

A indicação de Duarte Lima, que é actualmente presidente da Assembleia Municipal de Miranda do Douro, foi rejeitada pela maioria dos 25 elementos que constituem a Comissão Política Distrital, numa reunião que decorreu, na terça-feira à noite, em Macedo de Cavaleiros.

O cabeça de lista indicado pelo presidente do PSD obteve 16 votos contra, oito a favor e um em branco, na sequência de uma proposta de rejeição apresentada na reunião da Distrital e que já foi enviada a Pedro Santana Lopes e ao próprio Duarte Lima, que se mantém em silêncio.

\"Disponibilidade pessoal\"

Adão Silva, que era dado como certo para encabeçar a lista, escusou-se a comentar a decisão da Comissão Política local. O ex-secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde, apenas disse respeitar a decisão da Direcção Nacional, \"que decorre da prorrogativa do presidente do partido escolher os cabeças de lista em cada distrito\".

O presidente da distrital, que será o número dois da lista por Bragança, manifestou-se \"solidário e leal à decisão do presidente do partido\" e garantiu \"disponibilidade política e pessoal para que tudo corra bem no processo eleitoral\".

Recorde-se que Duarte Lima foi o \"homem forte\" do PSD em Bragança, nas duas maiorias absolutas dos governos de Cavaco Silva, entre 1987 e 1993, mas esteve afastado da vida política durante alguns anos, depois de notícias sobre o seu alegado \"rápido enriquecimento\" e também por motivos de saúde.

Embora eleito pelo círculo de Bragança como número dois de listas encabeçadas pelo ex-ministro Silva Peneda, Duarte Lima destacou-se como líder do grupo parlamentar do PSD e membro da Comissão Permanente. Também chegou a liderar a Distrital de Bragança.



PARTILHAR:

No plano do Exército

Apenas danos materiais