Os investigadores de diversas áreas das ciências histórico-naturais encontram na biblioteca municipal de Torre de Moncorvo um vasto suporte científico para os seus trabalhos, legado pelo "polivalente professor" Santos Júnior.
Mais de 15 mil livros, revistas científicas, manuscritos, centenas de fotografias e alguns filmes constituem o espólio deste estudioso que se dedicou a várias ciências, da zoologia, antropologia, etnografia, arqueologia à ornitologia (estudo das aves).
Grande parte deste espólio foi doado à biblioteca municipal de Torre de Moncorvo, onde terminaram hoje as comemorações do centenário do nascimento de Santos Júnior, que passou largas temporadas neste concelho do Distrito de Bragança, de onde era natural a mulher.
Licenciado e doutorado em Ciências Histórico-Naturais, datam dos anos 30 os seus artigos sobre o chamado "castro" do Baldoeiro (Torre de Moncorvo) e os dólmens de Zedes e Vilarinho (Carrazeda de Ansiães), cujas pinturas megalíticas descobriu.
Em Torre de Moncorvo descobriu ainda as esculturas zoomórficas (que representam animais) conhecidas como "berrões", sobre as quais escreveu a obra "Berrões proto-históricos do Nordeste de Portugal".
Mas os seus trabalhos não se resumem à região de Trás os Montes na medida em que chefiou também várias missões antropológicas no antigo ultramar português, nomeadamente em Moçambique e Angola, onde foi professor de zoologia e antropologia na universidade de Luanda.
Dirigiu o Instituto de Antropologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e presidiu, durante várias décadas à Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia.
Joaquim Rodrigues dos Santos Júnior morreu em Março de 1990, com 89 anos, e na passagem do centenário do seu aniversário a Câmara de Torre de Moncorvo decidiu homenageá-lo atribuindo o seu nome a uma sala da biblioteca municipal, onde os estudiosos das áreas a que se dedicou podem agora consultar os seus trabalhos.
Durante dois dias investigadores e especialistas portugueses e espanhóis participaram em colóquios temáticos sobre as diversas vertentes abordadas pelo homenageado, cujos trabalhos já serviram de inspiração a estudiosos dos dois países.



PARTILHAR:

IND abre inquérito

Operação de charme lançada pela EDP