O «Fórum Theatrum», o primeiro centro comercial «de nova geração» de Bragança e de todo o Nordeste Transmontano, poderá estar pronto dentro de aproximadamente um ano.

Este edifício, já em construção, vai albergar cerca de 40 lojas, três salas de cinema e irá englobar um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 464 lugares. A notícia foi avançada pelo jornal «Público», que dava conta de um investimento na ordem dos 10 milhões de euros por parte da empresa promotora do projecto, a SOB, sediada em Braga.

No entanto, a criação deste centro comercial na cidade brigantina pode ser uma «faca de dois gumes» para o comércio tradicional local. Quem o diz é o presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Bragança, António Carvalho. Contactado pelo Semanário TRANSMONTANO, este responsável referiu que, por um lado, o novo centro comercial pode ser um «motor de desenvolvimento que traga a Bragança gente de todo o distrito e até mesmo da vizinha Espanha» e um factor que possa vir a «mudar a mentalidade» dos lojistas daquela localidade. «Os comerciantes de Bragança têm as suas casas fechadas na hora em que o consumidor tem mais tempo para se dedicar às comparas», explicou António Carvalho, acrescentando que «a variedade de oferta que o novo centro vai trazer irá cativar o consumidor e, para além disso, as pessoas que vierem a Bragança não vão ficar apenas por aquele espaço, vão passear por toda a cidade, e isso poderá ser uma oportunidade para o comércio tradicional».

Mas, por outro lado, o presidente da ACISB reconhece o seu receio de que os lojistas do comércio tradicional deixem perder algumas oportunidades que este projecto lhes possa trazer e que não saibam aproveitar os espaços que vão ser vendidos no centro comercial.

Quanto à concorrência que os novos mercados e comércios que se vão instalar em Bragança possam trazer ao comércio tradicional, António Carvalho defende que \\\"toda a concorrência correcta será bem vinda\\\". Com o intuito de \\\"esclarecer\\\" todos os comerciantes de Bragança sobre o futuro \\\"Forum Theatrum Bragança\\\", a ASICB vai realizar, no próximo dia 10, uma sessão de esclarecimento que contará com a presença do director da FDO, a empresa construtora do centro comercial, e do responsável pela Donaldsons, a entidade encarregue pela promoção do espaço.



PARTILHAR:

Aldeias vão ter cara nova

«Verdes» contestam privatização da água