Numa altura em que a esmagadora maioria dos edifícios que durante décadas acolheram os alunos do ensino primário fecharam as suas portas, a Câmara de Mogadouro decidiu transformar a antiga escola primária de Azinhoso num centro de instrução para a formação de pilotos de aeronaves. As obras de adaptação e requalificação daquele espaço vão arrancar dentro em breve.
Para além de uma sala de aulas que ocupará uma das duas alas do edifício, vai igualmente ser construído um apartamento do tipo T-3 para albergar pilotos monitores que ali vão leccionar as mais diversas disciplinas aeronáuticas.
\"Dada a proximidade da escola do Aeródromo Municipal de Mogadouro, é nossa intenção que durante os próximos dois meses as obras estejam concluídas, de forma adaptar a escola a esta nova função e manter vivo aquele edifício\", explicou António Pimentel, vereador municipal.
Numa primeira abordagem, a população não ficou entusiasmada com a ideia. \"O melhor era não fechar a escola e deixar lá ficar os alunos\", dizem uns.
Outros dos objectivos é de não deixar degradar o edifício, já que o mesmo foi alvo de uma intervenção recente ao nível da cobertura, pintura de paredes e sanitários. A autarquia espera que estas decisões possam servir de estimulo para que os proprietários de imóveis naquela aldeia histórica os possam vir a recuperar para fins turísticos.