A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Vila Real deverá começar a funcionar no dia 12 de Dezembro, depois de obras de adaptação do Centro de Saúde número dois, localizado em Mateus, que inclui o alargamento dos actuais gabinetes e que vão ter início dentro de poucos dias.

O Centro de Saúde passará, assim, a cobrir um universo de mais de 16 mil utentes, sendo que cerca de três mil serão transferidos do Centro de Saúde número um, no centro da cidade. Utentes, esses, que neste momento não têm médico de família atribuído.

José Maria Andrade, responsável pela sub-região de Saúde de Vila Real, lembra que \"as USF têm por objectivo repor o conceito de saúde familiar. Ou seja, que o utente seja preferencialmente acompanhado pelo seu médico de família e não num serviço de atendimento permanente, por um médico que não conhece a sua história clínica\".

A USF de Vila Real vai funcionar até às 22 horas, prevendo-se, também, a sua abertura aos fins-de-semana. Ali, vão prestar serviço nove médicos, nove enfermeiros e seis administrativos.

Estas unidades criadas, recentemente, por despacho governamental, têm, ainda, como objectivo a diminuição do recurso às urgências dos hospitais.



PARTILHAR:

Desenvolver o marketing territorial

Exercícios incluíram simulacros de salvamento no rio Tua, além de transporte táctico e escolta aérea