O Centro de Saúde Chaves 1 estará aberto ao público a 30 e 31 de dezembro e no dia 1 de janeiro, das 9 às 17 horas, com uma equipa multiprofissional disponível para atender pacientes com "doença aguda".

 

O Centro de Saúde (CS) de Chaves 1 abrirá as suas portas durante o fim de semana de passagem de ano. Assim, nos dias 30 e 31 de dezembro e a 1 de janeiro, das 9 às 17 horas, o CS Chaves terá uma equipa multiprofissional disponível para atender “doença aguda”. No entanto, a população deverá primeiro telefonar para a linha SNS24 (808 24 24 24), que tem a capacidade de resolução de muitas situações agudas e poderá, depois, direcionar quem precise para o estabelecimento mais apropriado.

“O Inverno é um período de aumento de incidência de infeções respiratórias, que colocam os serviços de saúde sobre uma maior pressão pelo aumento da procura. Nos últimos anos, os serviços de urgência dos hospitais, direcionados para situações urgentes e emergentes e não para situações agudas que não ponham em risco a vida dos utentes, têm ficado com tempos de espera muito longos durante o período epidémico da gripe”, refere o médico especialista em Saúde Pública, Rui Capucho. De acordo com o, ainda, vogal do Conselho Clínico do Agrupamento de Centros de Saúde de Trás-os-Montes (ACES) – Alto Tâmega e Barroso, para evitar tal situação “têm sido desenvolvidos mecanismos preventivos como vacinação contra a gripe, educação para a saúde sobre etiqueta respiratória e lavagem de mãos e afastamento social, bem como mecanismos reativos como a adequação dos serviços ao aumento da procura”.

Nesse sentido e segundo o “Plano de Contingência das Temperaturas Extremas – Módulo Inverno”, desde o passado dia 26 que o ACES Alto Tâmega e Barroso, para além do reforço quando necessário das equipas dos serviços de atendimento permanente já em funcionamento nas localidades de Valpaços, Vila Pouca de Aguiar, Boticas, Ribeira de Pena e do Serviço de Urgência Básica de Montalegre, passou a ter um serviço de atendimento permanente no CS Chaves 1.

 



PARTILHAR:

Distrito de Bragança irá contar com mais 65 camas

Calendário do WTCR para 2018: Vila Real bem "firme" em 23 e 24 de junho