O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) confirmou que o laboratório da unidade hospitalar de Vila Real passou hoje a “pertencer à rede para o diagnóstico da covid-19”, adiantou à agência Lusa a instituição.

A nota, enviada pelo gabinete de comunicação do CHTMAD, esclarece que o laboratório da unidade hospitalar de Vila Real passa a pertencer “no dia de hoje” à rede para o diagnóstico da covid-19 após os autarcas de Vila Real e Chaves, também no distrito de Vila Real, terem exigido a inclusão do centro hospitalar na rede.

“Foi um grande avanço. Foi uma atitude inteligente de quem tem responsabilidade no país que percebeu que aquilo que tinha decidido anteriormente não fazia qualquer sentido”, afirmou hoje o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos.

Para o autarca, “esta foi uma medida de bom senso atendendo às circunstâncias do país” e é “uma boa notícia para todos os transmontanos e durienses”.

Na terça-feira, Rui Santos considerou “inconcebível” que a região transmontana tivesse sido excluída da rede de laboratórios para o diagnóstico da covid-19 e exigiu uma revisão da medida que incluísse o centro hospitalar.

Já hoje, o autarca de Chaves, Nuno Vaz, realçou ser inaceitável que seja preciso esperar “três ou quatro dias” para saber a resposta relativamente a possíveis infetados.

Nuno Vaz referia-se ao facto de a região transmontana ter sido excluída da rede de laboratórios para o diagnóstico da covid-19, que se estava a realizar no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e que tinha sido “centralizado para Lisboa”.

Ainda sobre o Hospital de Chaves e a acusação do autarca sobre a falta de testes para a covid-19 naquela unidade, a nota do CHTMAD explica que “a unidade hospitalar de Chaves realiza colheitas de amostra biológicas no âmbito da covid-19”.

O presidente da Câmara de Chaves tinha referido ainda que a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIM Alto Tâmega) manifestou a disponibilidade para oferecer três ventiladores ao Hospital de Chaves e recebeu a resposta do CHTMAD de que não eram necessários, e que a unidade de Chaves não tem essa necessidade.

Em resposta, a nota do centro hospitalar refere que “o Conselho de Administração agradece a iniciativa”, mas “informa que o concurso para aquisição de ventiladores já está em fase adiantada e que, quando concluído, o CHTMAD ficará com os equipamentos necessários às suas necessidades”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 450 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 20.000.

Em Portugal, há 43 mortes, mais 10 do que na véspera (+30,3%), e 2.995 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista 633 novos casos em relação a terça-feira (+26,8%).

Dos infetados, 276 estão internados, 61 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 22 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.



PARTILHAR:

CIM Alto Tâmega , apresenta 8 infetados positivos e 94 suspeitos.

Proteção Civil de Bragança diz que números oficiais estão desfasados