O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) disse hoje que obteve uma “redução efetiva” de cerca de 700 mil euros com o projeto de eficiência energética implementado na unidade de Vila Real.

O projeto de 4,6 milhões de euros, financiado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), teve como principal objetivo a reabilitação dos sistemas energéticos, bem como a sustentabilidade ambiental.

Neste âmbito foram substituídas para a tecnologia LED cerca de 6.500 lâmpadas de iluminação interna e externa, foram instalados 2.060 painéis fotovoltaicos e, para a produção de água quente para aquecimento e águas sanitárias, foram colocados 200 painéis solares, bem como caldeiras de condensação a gás e ‘pellets’ (energia totalmente ecológica).

Estruturalmente, os edifícios sofreram intervenções no revestimento e isolamento, substituindo-se os envidraçados por soluções térmicas mais eficientes, criando condições de maior conforto para os utentes e profissionais.

“Esta intervenção no domínio da eficiência energética é deveras importante, não apenas pelo retorno económico a curto prazo, mas também pela possibilidade de adicionarmos um maior conforto e segurança aos nossos utentes”, afirmou Fernando Alves, vogal executivo do conselho de administração do CHTMAD.



PARTILHAR:

Mulher morre em acidente com trator de Serapicos

Nacional e Desportivo de Chaves empataram a um golo na Madeira