Os serviços de urgência do Centro Hospitalar Vila Real/Régua, vão ter, a partir de 5 de Dezembro, novas regras na prioridade do atendimento clínico, adoptando o sistema de triagem de Manchester, que e já vigora em vários hospitais portugueses.

Acreditado pelo Ministério da Saúde, Ordem dos Médicos e Ordem dos Enfermeiros, o sistema consiste em identificar critérios de gravidade que indicam o tempo recomendado até à observação médica, caso a caso, em situação de funcionamento normal do Serviço de Urgência. A identificação resulta na atribuição a cada caso clinico de uma cor (pulseira colocada no doente, por exemplo), consoante a gravidade.

Fonte da Administração justifica a adopção da triagem de Manchester com a circunstância de ser \"um hospital de referência, com grande fluxo de utentes de toda a região\". \"Todos compreenderão o alcance desta medida, que visa a melhoria dos cuidados de saúde. Ou seja, é dada prioridade ao atendimento aos doentes mais graves, não menosprezando, de modo algum , os de menor gravidade\", acrescenta.

O doente será observado à entrada, por um profissional de saúde com formação especializada, que classificará a situação clínica, atribuindo uma cor ao processo vermelho (emergente e atendimento imediato); laranja (muito urgente, cerca de 10 minutos de espera); amarelo (urgente, uma hora): verde (pouco urgente, duas horas); azul (não urgente, quatro horas).



PARTILHAR:

Emigrantes têm aulas de português na Internet

Mogo de Malta