Promover o turismo de natureza pelas rotas do castanheiro em flor foi o mote para a realização de um percurso, no passado sábado, pelas zonas onde se produz mais castanha no concelho de Bragança.

Esta iniciativa, organizada pela Confraria Ibérica da Castanha, em parceria com a Câmara Municipal de Bragança, contou com 25 participantes, que tiveram oportunidade de observar a beleza da paisagem pintada em tons esverdeados pelos castanheiros em flor e, no final, de degustar pratos de Verão confeccionados à base deste fruto.

A rota iniciou-se pela parte sul do concelho, com passagem por Santa Comba de Rossas, Moredo, Carçãozinho e Parada. A viagem continuou rumo a Sabariz, Terroso e Espinhosela, em pleno Parque Natural de Montesinho.

A tarde culminou com um repasto no santuário de Santa Ana, em Meixedo, onde foram servidas diversas iguarias confeccionadas à base de castanha, desde o pão de castanha, à salada de feijão verde e favas guisadas com castanha. Trutas e galinha passadas em farinha de castanha, entrecosto com castanha, charlotte de castanhas ou creme frio de castanhas deliciaram, igualmente, as pessoas presentes.

Para voltar a introduzir este fruto nas ementas da restauração, a confraria e a autarquia já apresentaram estes pratos aos restaurantes da cidade, que pretendem certificar como locais onde a castanha faz parte da carta disponibilizada aos clientes.
A ideia é que haja restaurantes com pratos onde a castanha entre durante todo o ano.



PARTILHAR:

«Exames vão estar em dia»

Grupo Desportivo de Chaves