A cidade de Chaves acolhe, em agosto, o festival da Estrada Nacional 2 (EN2) e a Festa dos Povos que retrocede até à época romana, eventos que visam promover o concelho, a gastronomia, o património e atrair visitantes.

À volta da EN2, a estrada que tem o quilómetro zero em Chaves e atravessa o país até Faro, surge um festival de música que se realiza entre os dias 09 e 12 de agosto, no Jardim Público, da cidade do distrito de Vila Real.

A Câmara de Chaves disse, em comunicado que o evento se realiza este ano sob um novo nome e pretende celebrar "a mítica" estrada. Capitão Fausto, Marta Ren, Bezegol, Valas, Frankie Chavez são alguns dos nomes que compõem o cartaz do festival. "Serão quatro dias repletos de música, com três palcos, zona de descanso e campismo gratuito.

Um festival para todas as idades, com uma programação variada a pensar em todas as faixas etárias", referiu a autarquia. Depois, entre os dias 17 e 19, Chaves viaja no tempo e regressa ao império de Tito Flávio com a sexta edição da Festa dos Povos.

O evento inclui recriações históricas, o mercado galaico romano, espetáculos e cortejos, envolvendo à volta de 100 expositores (artesãos, artífices e mercadores) e centenas de figurantes. As alamedas de Trajano e do Tabolado e as ruas circundantes serão o palco para a "invasão romana", onde se irão misturar artesãos, gladiadores, senadores, músicos, bailarinos, mendigos, escravos, falcoeiros, personagens mitológicas e divindades.

Do programa também faz parte a quarta edição dos jogos de 'Aquae Flaviae', que conta com o envolvimento das juntas de freguesia. As legiões romanas chegaram ao território há cerca de dois milénios.

Fixaram-se onde hoje é a cidade e distribuíram pequenas fortificações, edificaram a primeira muralha que envolveu o aglomerado populacional, construíram a ponte de Trajano, tiraram proveito das águas minerais, implantaram balneários termais, exploraram filões auríferos e outros recursos.

Este núcleo urbano adquiriu tanta importância, nessa época, que foi elevado à categoria de município, quando no ano 79 dominava Vespasiano, primeiro César da Família Flavia. Será esta a origem de Aquae Flaviae, designação antiga da atual cidade de Chaves.

A Festa dos Povos - Mercado Galaico-Romano é organizada pelo município de Chaves e pela empresa Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso.



PARTILHAR:

Governo consagra estatuto da agricultura familiar

Bienal de Gravura do Douro homenageia José de Guimarães