O Desportivo da Chaves venceu hoje por 2-1 no reduto do Casa Pia, num encontro em que começou a perder, da 13.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio Nacional, em Oeiras.
A formação anfitriã adiantou-se aos 28 minutos, por João Nunes, mas os forasteiros, que já tinham triunfado em Alvalade e Braga, empataram aos 82, por Héctor, e selaram a reviravolta aos 90+1, por Steven Vitória, de grande penalidade.
Com este resultado, o Casa Pia, que soma 23 pontos, foi alcançado no quinto posto pelo Vitória de Guimarães e pode ser ultrapassado pelo Sporting, que joga ainda hoje em Famalicão, enquanto o Desportivo de Chaves passou a contar 19.

 

Casa Pia – Desportivo de Chaves (ficha)

O Desportivo de Chaves venceu hoje o Casa Pia por 2-1, em jogo da 13.ª jornada da I Liga em futebol, disputado em Oeiras.
 
Jogo no Estádio Nacional, em Lisboa.
Casa Pia – Desportivo de Chaves, 1-2.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, João Nunes, 28 minutos.
1-1, Héctor, 82.
1-2, Steven Vitória, 90+1 (grande penalidade).
 
Equipas:
- Casa Pia:

Ricardo Batista, Léo Bolgado, Vasco Fernandes, João Nunes, Lucas Soares, Ângelo Neto (Taira, 61), Yan Eteki (Cuca, 67), Leonardo Lelo, Saviour Godwin (Derick Poloni, 82), Diogo Pinto (Romário, 61) e Rafael Martins (Carnejy Antoine, 67).
(Suplentes: Lucas Paes, Eduardo Fereira, Derick Poloni, Carnejy Antoine, Cuca, Romário, Zolotic, Taira e Anderson Cordeiro).
Treinador: Filipe Martins.

- Desportivo de Chaves:

Paulo Vítor, João Correia, Steven Vitória, Carlos Ponck, Sandro Cruz (Obiora Nwankwo, 80), Ricardo Guima, João Teixeira (Patrick, 81), João Mendes (Edu Borges, 90+4), Abass Issah (Euller, 66), Luther Singh (Benny, 66) e Héctor.
(Suplentes: Rodrigo Moura, Patrick, Euller, Juninho, Edu Borges, Jonny Arriba, Obiora Nwankwo, João Queirós e Benny).
Treinador: Vítor Campelos.

Árbitro: Hélder Carvalho (AF Santarém).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Teixeira (31), Saviour Godwin (37), Leonardo Lelo (45+1), Taira (87) e Léo Bolgado (90+4).
Assistência: 1.035 espetadores.

 

COMENTÁRIO: Chaves marca dois golos nos minutos finais e garante reviravolta

Graças a dois golos apontados nos minutos finais, o Desportivo de Chaves conseguiu operar uma reviravolta e vencer hoje o Casa Pia (2-1), na 13.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Com este triunfo alcançado no Estádio Nacional, casa emprestada do Casa Pia, o emblema flaviense voltou a mostrar que constitui um visitante incómodo, depois das vitórias nos redutos de Sporting (2-0) e Sporting de Braga (1-0).
O período inicial contou com postura atrevida dos flavienses, dispostos a surpreender o Casa Pia com um golpe inicial e, com esse objetivo em mente, alcançou dois remates nos três primeiros minutos de jogo, da autoria de Luther Singh e Abass Issah.
O Casa Pia assegurou, a partir daí, um maior controlo sobre o jogo, ainda que sem criar situações de perigo latente para a baliza do Desportivo de Chaves, até que, aos 28 minutos, fez o melhor uso possível da bola parada para abrir o marcador.
Diogo Pinto cobrou um pontapé de canto a partir da esquerda para a elevação de João Nunes, que, com uma forte cabeçada, chegou ao golo, que garantia aos ‘gansos’ a vantagem até ao intervalo, mesmo perante um emblema transmontano que procurava explorar a velocidade dos seus atacantes para criar dificuldades ao trio de defesas centrais da equipa da casa.
O Casa Pia iniciou o segundo tempo mais ativo sobre o ataque, com algumas situações de remate, e o encontro adotou uma toada de equilíbrio nos primeiros 20 minutos do segundo tempo, período no qual choveu com maior intensidade no Estádio Nacional, até ao último quarto de hora.
Nesse último terço, o Desportivo de Chaves concentrou os seus esforços sobre o último reduto casapiano e teve êxito, chegando primeiro à igualdade, aos 82 minutos, através de uma cabeçada bem colocada do espanhol, como correspondência a cruzamento preciso de Benny pela esquerda, e depois consumou a reviravolta.
O golo do triunfo flaviense surgiu já em tempo de compensação (90+1 minutos), e graças a um penálti que puniu falta de Léo Bolgado na área do Casa Pia, o que permitiu a Steven Vitória uma cobrança sem mácula e a celebração do banco e adeptos transmontanos presentes em Oeiras, dado que o Desportivo de Chaves preservaria com sucesso a preciosa vantagem até final.
Em função de ter visto escapar a vitória nos minutos finais, o Casa Pia viu frustrado o seu propósito de se manter à distância de dois pontos do terceiro lugar uma vez que o Sporting de Braga, que jogou precisamente à mesma hora, derrotou o Portimonense (2-1), numa conjugação de resultados que distanciou os bracarenses na classificação geral (28 pontos), enquanto os ‘gansos’ mantiveram os 23 pontos somados.
No que respeita ao Desportivo de Chaves, obteve o quarto triunfo da temporada como visitante (derrotou Marítimo, Sporting, Sporting de Braga e Casa Pia nessa condição) e ascendeu, como resultado, ao sétimo posto, em igualdade pontual com o Portimonense e o Arouca, com 19 pontos.

 

Casa Pia - Desportivo de Chaves (declarações)

Declarações após o jogo Casa Pia–Desportivo de Chaves (1-2), da 13.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, realizado hoje em Oeiras.

- Filipe Martins (treinador do Casa Pia):

“Acho que adormecer é uma palavra muito forte, é justificado por termos jogado contra uma equipa com valor que lutava pelo resultado.
Senti que a única hipótese de ganharmos pontos neste jogo era defendendo o resultado, pois não estávamos nem com a frescura nem com as opções necessárias para darmos a resposta que queríamos.
Normalmente, o conforto que sentimos [no processo defensivo] tem de estar aliado a uma frescura física, tanto para defender bem, como para depois conseguirmos fazer o que é normal nos modos desta equipa, que é sairmos para a transição com muito mais velocidade e nervo.
Faltou-nos frescura para que conseguíssemos defender com a intensidade com que normalmente defendemos e sairmos na transição convenientemente. Não tenho problemas em assumir que senti que só defendendo poderíamos levar pontos daqui hoje, porque estava no banco e estava a sentir que a qualquer momento poderia acontecer o golo do Chaves, porque não estávamos a conseguir contrariar os pontos que tínhamos identificado".

- Vítor Campelos (treinador do Desportivo de Chaves):

“É difícil jogar contra uma equipa tão organizada e com a qualidade de jogo que demonstra o Casa Pia. Mesmo assim, continuámos a acreditar que no tempo que faltava ainda conseguiríamos dar a volta ao resultado.
Com o Marítimo, também estávamos em desvantagem, a jogar fora, e virámos o resultado. Tivemos de ir ‘atrás do prejuízo’, coisa que não aconteceu contra o Sporting, nem com o Sporting de Braga, mas é uma vitória extremamente importante para nós.
Estou muito feliz por termos um jogador a participar num Mundial, o Steven Vitória, pois acho que não só valoriza o trabalho dele, como também de toda a equipa e também muito satisfeito por termos 19 pontos à 13.ª jornada.
Queria também deixar uma palavra aos nossos adeptos, que hoje estiveram novamente aqui em bom número”.



PARTILHAR:

Alijó investe 500 mil euros e transforma edifício histórico em centro de negócios

Márcio Barbosa e Joana Monteiro impõem-se na segunda prova da Taça de ciclocrosse