Três dezenas de moradores de Sanfins do Douro, Alijó, concentraram-se, ontem, junto à estação de tratamento de esgotos para protestar contra o «mau cheiro» provocado pela infra-estrutura, a poucos metros das suas habitações.

\"A Estacão de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) liberta um cheiro desagradável, que provoca a concentração de insectos e mal estar a quem vive a poucos metros\", disse José Pinto, cuja moradia fica a cerca de dez metros da ETAR.

A primeira ETAR de Sanfins do Douro foi construída na década de 70 e, há cerca de um ano, a empresa intermunicipal Águas de Trás-os- Montes reconstrui-a. Segundo José Pinto, na altura, as pessoas pediram que a ETAR fosse deslocada, mas a Águas de Trás-os-Montes e a autarquia de Alijó terão garantido que a infra-estrutura \"ficaria coberta, com um jardim, onde até as crianças poderiam brincar\". \"Só que, agora, o cheiro é tão nauseabundo que, às vezes, nem se consegue dormir\", frisou o morador.

Leonor Santos, também vizinha daquela infra-estrutura, criticou a sua construção \"no meio de uma urbanização\" e classificou o caso como \"um perigo para a saúde pública\".

José Pinto alertou ainda para a \"proliferação de doenças, que afectam principalmente crianças\" e salientou que os \"esgotos de muitas habitações ainda correm a céu aberto para um ribeiro que passa junto à ETAR\".

O presidente da Câmara de Alijó, Artur Cascarejo, dá razão à população e recorda que, aquando da construção, a responsável pela obra, a Águas de Trás- os-Montes, garantiu que o problema dos \"maus cheiros não se ia colocar\".

Por sua vez, Luís Nicolau, da empresa Águas de Trás-os-Montes, referiu que o que \"mais causa mau cheiro\" são os esgotos que correm para o ribeiro e frisou que entre 30% e 40% da população da vila ainda não é servida pela rede de saneamento. Reconheceu também que a diminuição do caudal da ETAR pode causar maus odores e salientou que está a ser elaborado um projecto para a construção de três estações elevatórias de águas residuais que \"ajudarão a solucionar o problema\".



PARTILHAR:

Capital portuguesa de gravura

Comissão tenta evitar ciclopista