O programa cheque-dentista vai beneficiar cerca de três mil crianças no distrito de Bragança e permitir, indirectamente, que outras faixas da população possam receber cuidados de saúde oral gratuitos, anunciou hoje a responsável regional por esta área.
Segundo disse à Lusa a presidente do Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste (ACES-Nordeste), Berta Nunes, o cheque-dentista vai permitir que os dentistas dos centros de saúde \\"fiquem mais livres para atender também outros grupos populacionais, nomeadamente pessoas carenciadas, sobretudo idosos\\".
Um grupo de 50 alunos, com treze anos, recebeu hoje, em Bragança, simbolicamente os primeiros cheques-dentista distribuídos nesta região ao abrigo do programa do Governo que, depois das grávidas e dos idosos, abrange agora também as crianças.
No distrito de Bragança serão contempladas anualmente três mil crianças, entre os sete e os treze anos, que terão direito a dois ou três cheques de 40 euros cada, conforme a idade.
Segundo explicou Berta Nunes, é nestas idades que começam a aparecer os dentes definitivos, o alvo da intervenção dos dentistas para garantir que todos os jovens cheguem aos 15 anos com um boca sã.
Os centros de saúde do Nordeste Transmontano têm em curso um programa de saúde oral com dentistas a trabalhar naquelas unidade, assegurando cuidados gratuitos a crianças e jovens até aos 18 anos.
O programa abrangia, no final de 2008, 89 por cento das crianças do primeiro ciclo, metade do pré-escolar e do segundo ciclo e um terço do terceiro ciclo.
Com a chegada da comparticipação do cheque-dentista, Berta Nunes acredita que alguns dos beneficiários vão poder recorrer a outros profissionais, permitindo que os dentistas dos centros de saúde possam atender outros casos.
A presidentes do ACES-Nordeste realçou ainda que \\"a prioridade continuarão a ser crianças\\", mas gostaria de atender também \\"outras pessoas carenciadas, sobretudo idosos\\".
Segundo disse, embora tenham dificuldades económicas, nem todos estão a beneficiar Complemento Solidário para Idosos, condição necessária para serem contemplados com o cheque-dentista.