Apesar da ameaça de chuva, em Alfândega da Fé a festa prossegue esta noite com a atuação da fadista Carminho e amanhã, domingo, a Meia Maratona da Cereja, teatro e muita música prometem um dia em cheio. 

 

A Festa da Cereja abriu ontem, dia 8 de junho, as suas portas ao público. A cerimónia de inauguração aconteceu pelas 17 horas e contou com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

O certame que vai já na sua 36ª edição e que decorre de 8 a 10 de junho em Alfândega da Fé, dá a conhecer o que de melhor se faz na região e faz da cereja, entre outros produtos locais, o elemento principal de promoção e valorização da cultura e identidade do concelho.

O programa da visita do Ministro da Administração Interna ao concelho incluiu a passagem pelos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé, onde decorrem as obras de remodelação e ampliação do quartel no valor de cerca de 365 mil euros e, também, o lançamento da primeira pedra do Centro de Meios Aéreos - CMA/GIPS Alfândega da Fé. Recorde-se que esta obra de investimento superior a 495 mil euros abrange a construção de uma nova base de acolhimento do Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro irá criar condições para alocar e receber meios aéreos ligeiros e médios para combate a incêndios florestais através da requalificação do heliporto existente.

Após o momento simbólico da colocação da primeira pedra, decorreu, então, a cerimónia de abertura presidida por Eduardo Cabrita da Festa da Cereja. “É para mim uma grande honra poder estar aqui convosco neste dia, que é um dia de festa, mas é um dia, sobretudo, em torno da cereja e de afirmação do vosso orgulho nas potencialidades desta terra e desta região”, começa por declarar o ministro da Administração Interna, no início da sua intervenção, reconhecendo que “o potencial de Alfândega da Fé é essencial para todos os portugueses” pelo “valor da capacidade de conseguir usar os produtos locais para exportar para todo o mundo como eu vi aqui nalguns expositores”.

“Como é que é possível ter jovens qualificados que redescobrem o valor, a capacidade de, em torno do olival, da amêndoa, do cogumelo, do queijo, redescobrir novos produtos que acrescentam riqueza e criam emprego”, elogia Eduardo Cabrita, asseverando que “essa dimensão de valorização do papel do interior é uma prioridade da ação do governo”.

Já a presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé “pediu” ao ministro que já teve a tutela da Unidade de Missão para a Valorização do Interior e que tem, agora, a tutela das Autarquias Locais, para “levar um recado” a António Costa. “A paisagem, o turismo, a agricultura, os produtos locais, enfim, todas as potencialidades que existem no nosso território que, se não tivermos gente, não poderemos transformar essas potencialidades em oportunidades”, transmite Berta Nunes, referindo-se ao despovoamento que afeta a região, bem como à falta de emprego, nomeadamente, para os jovens que se queiram fixar e constituir família nas regiões do interior.

Já depois da sua intervenção e em conversa com a comunicação social, a edil alfandeguense quis aproveitar para deixar o convite a todos aqueles que possam ler a sua mensagem: “Apesar de estar a chover um pouco, temos uma grande tenda onde estão todos os produtores, por isso a chuva não é um impedimento para que nos visitem, temos também restaurantes aqui no recinto da feira e espetáculos de qualidade, por isso são todos bem-vindos à Festa da Cereja”.   

 

GALERIA FOTOGRÁFICA DA VISITA OFICIAL DE EDUARDO CABRITA A ALFÂNDEGA DA FÉ NO PRIMEIRO DIA DA FESTA DA CEREJA:

 https://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/festa-da-cereja-2018

 



PARTILHAR:

Distrito de Bragança vai ficar sem apoio público a crianças e jovens na saúde mental

Colégio salesiano fecha e afeta "coração" da aldeia duriense de Poiares