Fazer uma reflexão sobre Trás- -os-Montes no cinema e, simultaneamente, proporcionar um confronto entre a imagem cinematográfica projectada da região e aquela que a própria região tem de si são o mote para um ciclo de cinema que decorre durante quatro dias em Vimioso.

Trata-se de uma iniciativa inédita na região, onde não há um circuito de distribuição de cinema e muito menos de cinema não comercial. O projecto de António Preto, investigador e crítico de cinema, actualmente a fazer o doutoramento de Semiótica do Cinema, quer desta forma questionar os sentidos que se escondem por detrás da denominação Trás-os-Montes a imagem da província remota vista pelos outros ou a imagem do país distante na ideia dos próprios habitantes da região

Ao todo vão estar em cartaz 19 filmes, curtas e longas-metragens, todos filmados e sobre Trás-os-Montes. A paleta é diversificada e reúne películas de alguns dos nomes mais sonantes do Cinema Português, como Manoel de Oliveira, João César Monteiro, Fernando Lopes, Leonel Vieira. A Câmara de Vimioso encara a possibilidade de vir a criar um festival de cinema . Uma ideia ainda em germinação.



PARTILHAR:

Andor vai atingir os 22 metros

Vila Real e Régua