A Douro Alliance lançou hoje o concurso «Laboratório de Ideias e Projectos» que visa seleccionar ideias inovadoras e projectos-piloto para potenciar e desenvolver o eixo urbano Vila Real, Régua e Lamego.
A Douro Alliance, que foi criada há meio ano, pretende transformar as três cidades num pólo urbano com mais massa crítica e capacidade de desenvolvimento.

Conceição Silva, a coordenadora do Gabinete Técnico do projecto, referiu que as candidaturas têm que ser entregues até 05 de Dezembro e que o concurso irá premiar, com seis mil euros, os três melhores projectos que contribuam para o desenvolvimento deste eixo urbano.

Adiantou que serão seleccionadas as ideias e projectos que «proponham a utilização das tecnologias de informação e comunicação como veículo de divulgação e trabalho, procurando estimular a inovação das actividades e dos agentes».

O professor da Universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Fontaínhas Fernandes salientou que o concurso assenta em quatro «prioridades estratégias», nomeadamente a identidade do eixo, promoção do desenvolvimento sustentável, reforço da atractividade e competitividade e promoção da criatividade e inovação.

O «Laboratório de Ideias e Projectos», que está aberto a todos os cidadãos maiores de idade, é financiado pela Polis XXI e dinamizado pela empresa Vinideias.

A Douro Alliance está também a contactar todas as escolas secundárias das três cidades do eixo com vista ao lançamento de um outro concurso que pretende envolver a comunidade estudantil no projecto.

As candidaturas ao concurso «Cidade do Douro/Cidade do Mundo. Que desafios?» têm que ser entregues até 10 de Dezembro e o objectivo é que jovens, principalmente das áreas de geografia e economia, criem cenários futuristas de cooperação para o eixo.

Os alunos, que têm que ter menos de 19 anos e se poderão juntar em grupos de quatro, poderão ganhar até 1.200 euros e a escola.

A Douro Alliance é constituída pelas autarquias de Vila Real, Peso da Régua e Lamego, todas com liderança social-democrata, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), as associações comerciais e industriais de Vila Real e do Peso da Régua e as associações empresariais de Lamego e a Nervir (Vila Real).

As três cidades, que distam entre si não mais de 30 quilómetros, ligadas pela Auto-estrada 24, têm cerca de 100 mil habitantes, dos quais 51 mil residem nas sedes de concelho.

A Douro Alliance apresentou, em Outubro, uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico (QREN) que tem em vista a concretização de um plano estratégico.

Alguns dos projectos incidem sobre a mobilidade entre as três cidades, nomeadamente a criação de uma rede de transportes que una as três cidades, ou uma agenda cultural comum.

O «Douro Alliance» foi um dos cinco projectos apoiados pela Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU) a nível nacional, com 100 mil euros, entre 26 candidaturas.



PARTILHAR:

GNR evita linchamento

Resultado do referendo interno