A Comunidade intermunicipal do Douro (CIM Douro) vai distinguir os primeiros 40 turistas que concluíram uma visita aos 76 pontos de interesse inscritos no Passaporte Douro e que estão espalhados pelos 19 municípios deste território, foi hoje anunciado.

Lançado pela CIM Douro no verão de 2021, o passaporte guia os visitantes pelos 19 concelho que integram esta comunidade intermunicipal que abrange território dos distritos de Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu.

A iniciativa quis impulsionar o turismo no Douro após a pandemia de covid-19 e, segundo referiu hoje, em comunicado, aquela comunidade, neste momento já estão 18 mil passaportes na rua.

A CIM anunciou que as primeiras 40 pessoas que completaram o passaporte com os 76 carimbos vão receber um certificado de excelência de turista do Douro.

A cerimónia realiza-se no dia 26 de novembro, no Peso da Régua, distrito de Vila Real, e inclui ainda a oferta de um ‘pack’ que inclui uma caixa personalizada, o certificado e uma garrafa de vinho do Porto, que o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) criou para esta iniciativa.

A CIM descreveu o Passaporte Douro como “um modelo bastante interessante de fazer rodar os turistas pela região do Douro”.

Neste guia cabe “todo o Douro”: a área classificada como Património Mundial pela UNESCO, os rios, as vinhas em socalco, os miradouros, os monumentos, os museus, as igrejas históricas, e tudo aliado à história, à gastronomia e à promoção dos produtos locais.

Para auxiliar os visitantes, está disponível uma aplicação que contém vídeos promocionais dos pontos de interesse indicados por cada município e, à passagem por cada um dos locais referenciados, os visitantes podem carimbar o passaporte.

O Passaporte Douro conta com a parceria do Turismo do Porto e Norte e IVDP.

Da CIM Douro fazem parte os concelhos de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.



PARTILHAR:

Acórdão do julgamento da morte de Giovani marcado para 21 de dezembro

Seis detidos pela GNR por furto de castanha no concelho de Valpaços