A Comunidade Intermunicipal do Douro, que integra 19 municípios, aderiu à rede europeia Polis Network que junta cidades e regiões no objetivo comum de desenvolver sistemas de mobilidade urbana inovadores e sustentáveis, foi hoje anunciado.
"A nossa adesão à Polis Network é um reconhecimento do nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade na área da mobilidade urbana. Estamos certos de que esta parceria nos permitirá aprender com as melhores práticas europeias e desenvolver soluções de mobilidade que beneficiem todos os municípios do Douro", afirmou, citado em comunicado, o presidente da CIM, Luís Machado.
Esta comunidade intermunicipal é a segunda entidade em Portugal a integrar esta rede europeia, a seguir a Lisboa.
A CIM explicou que a Polis Network é uma plataforma de referência que reúne mais de 126 cidades e regiões de toda a Europa, proporcionando um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e boas práticas no domínio da mobilidade urbana.
Ao integrar esta rede, a comunidade adiantou que terá acesso a estudos, relatórios e informações sobre as últimas tendências e tecnologias em mobilidade urbana sustentável, oportunidade de contactar e colaborar com outras cidades e regiões europeias que enfrentam desafios semelhantes, participação em projetos de investigação e desenvolvimento de soluções de mobilidade inovadoras, e por fim, a promoção da região do Douro como um exemplo de boas práticas em mobilidade urbana sustentável a nível europeu.
Esta adesão representa um passo importante para a CIM Douro pois, explicou, pretende “desenvolver um sistema de mobilidade integrado e sustentável para a região, que tenha em conta as necessidades específicas dos seus municípios e que contribua para a melhoria da qualidade de vida das populações”.
A CIM Douro passa a integrar os grupos de trabalho “Acess”, que visa a acessibilidade da Polis e aborda temas como a regulamentação de acesso, utilização do automóvel, redistribuição do espaço urbano, tarifação, infraestruturas e acessibilidades para todos, e ainda o “Governance and integration” (governança e integração) que apoia autoridades locais e regionais na promoção da mobilidade urbana sustentável e se foca em temas como o futuro dos transportes públicos, o impacto dos veículos autónomos, bilhética digital e informação em tempo real.
Por fim, o “Small and medium sized cities platforms” (plataforma para pequenas e médias cidades) reúne cidades de menor dimensão para debater desafios comuns, governança e soluções adaptadas às suas especificidades.