O Conselho Intermunicipal da CIM das Terras de Trás-os-Montes determinou por unanimidade que as tradicionais romarias de verão não se realizarão até 30 de setembro nos nove concelhos deste território devido à covid-19, foi hoje anunciado.
"O Conselho Intermunicipal determinou a proibição de realização de iniciativas culturais ou recreativas até ao dia 30 de setembro. A resolução foi unânime entre os presidentes de câmara dos nove municípios que integram esta Comunidade Intermunicipal", foi explicado em comunicado enviado à Lusa.
Esta deliberação aplica-se, assim, aos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais e engloba eventos como festas, feiras, festivais e análogos.
"No seguimento da posição tomada pela Igreja, que decidiu pelo cancelamento de todas as Festas e Romarias, a CIM também entende que não estão reunidas as condições para que qualquer iniciativa realizada no âmbito destas festividades religiosas tenha lugar", indica a mesma nota.
O Conselho Intermunicipal CIM transmontana considera que o cancelamento de eventos, promovidos pelos municípios ou outras entidades, "é a resposta necessária para evitar possíveis contágios e cadeias de contaminação potenciadas pela aglomeração de pessoas que estas iniciativas implicam".