As escolas de quase metade dos concelhos do distrito de Bragança estão hoje encerradas devido ao gelo que se formou durante a noite, após o agravamento das condições meteorológicas.

Os alunos de cinco dos doze concelhos do nordeste transmontano ficaram esta manhã em casa por falta de condições de segurança para a realização do transporte escolar, nomeadamente pelas estradas rurais.

Em Vinhais circula-se com \"muita dificuldade\", pelo que esta manhã as crianças ficaram em casa e todas as escolas estão encerradas, explicou o vereador da Protecção Civil, Luis Fernandes.

Também em Mogadouro, a circulação automóvel \"está muito complicada\", de acordo com o vice-presidente João Henriques, o que levou a autarquia a optar pelo encerramento dos estabelecimentos de ensino do concelho.

Em Vimioso, o presidente da Câmara, José Rodrigues, está à espera que \"o sol melhore a situação\", mas não foi possível nenhum autocarro transportar alunos, pelo que também não há aulas.

O mesmo cenário repete-se em Macedo de Cavaleiros, onde todas as escolas encerraram por causa das dificuldades causadas pelo gelo, segundo Paulo Silva, da Protecção Civil Municipal.

O agrupamento de escolas de Miranda do Douro encontra-se igualmente encerrado, incluindo as escolas da vila de Sendim, embora não haja estradas cortadas. O município recomenda no entanto \"cuidados redobrados\", no troço da estrada nacional 221 entre Duas Igrejas e Sendim.

Num dos concelhos mais afectados pela neve, o de Alfândega da Fé, que tem tido a principal estrada nacional cortada, a 315, o único centro escolar localizado na vila está a funcionar e os transportes escolar conseguiram fazer chegar os alunos à sede de concelho. \"Só não foram transportados oito alunos da aldeia de Colmeais, por se situar numa zona mais complicada da serra de Bornes, onde o acesso foi impossível\", referiu fonte da autarquia.

Segundo a GNR, estão cortadas ao trânsito a Estrada Naciona (EN) 316, entre Podence e Ousilhão, a EN315, entre o cruzamento do Mouco e o Alto de Bornes (Alfândega da Fé) e a EM 570 entre Vila Verde e Gebolim (Alfândega da Fé).

Além destas vias, a circulação encontra-se condicionada em várias estradas municipais da região e as autoridades recomendam prudências aos condutores devido à neve e ao gelo existente.



PARTILHAR:

Mau tempo dita a sua lei.

Exclusivo