Um bombeiro, de 23 anos, do quadro permanente dos Bombeiros Voluntários de Bragança, esteve internado durante seis dias no Hospital Distrital daquela cidade por engano uma suposta pneumonia.

Na origem do internamento hospitalar esteve, alegadamente, a \"troca de radiografias entre um doente idoso\" e a do bombeiro\", referiu, ao JN, Isaac Baptista.

O jovem foi internado no dia 6 de Janeiro, após uma deslocação ao serviço de Urgência. Apresentava sintomas gripais, designadamente, febre alta e irritação na garganta. \"Um resfriado apanhado no combate a dois incêndios, um em Bragança e outro em Carocedo, deixaram-me completamente encharcado\", contou.

O médico que o observou pediu que submetessem ao aparelho de raio-X os pulmões, para melhor fazer o diagnóstico. Isaac Baptista contou que, na altura, \"entraram para o gabinete de Imagiologia dois idosos\", já que, existia uma grande quantidade de pessoas à espera. Ao mostrar o exame efectuado ao clínico, o doente ficou espantado quando soube que teria de permanecer internado no serviço de Medicina Interna, onde acabou por ficar seis dias. \"Não percebi nada. Na radiografia, os pulmões apresentavam uma mancha grande. Mas fui submetido a um exame aos pulmões há cerca de quatro meses e não tinha nada. Os pulmões estavam limpinhos\", garantiu.

O jovem bombeiro assegura que contou a história aos três médicos por quem foi observado, insistindo com frequência no assunto, sobretudo, porque no dia a seguir ao seu internamento se sentia muito bem. Contudo, diz, só dias depois se terão apercebido do equívoco quando repetiram o raio-X e \"os pulmões apareciam limpíssimos\".

Entretanto, foi submetido a um electrocardiograma e outros exames de diagnóstico, que só justifica \"pela necessidade de avaliar se a medicação tomada provocou efeitos secundários nas funções cardíacas\".

A sua deslocação ao serviço de urgência ocorreu nos dias de maior \"pique\" de procura do serviço, devido a estados gripais provocados pelas temperaturas negativas. Essa confusão é uma hipótese apontada por Isaac Baptista para o engano.

O bombeiro teve alta seis dias depois e\"sem uma explicação\", afirmou. Para já, não sabe se accionará o hospital judicialmente, mas depois de amanhã ao médico. O JN tentou com insistência, mas sem êxito, ouvir a posição do hospital sobre este caso.



PARTILHAR:

Boa adaptação a Trás-os-Montes

Tombou ao minuto 13