Cinco municípios trasmontanos avisam a partir de agora, vão proceder «à captura de canídeos errantes, ou que sejam encontrados na via pública fora de controlo e guarda dos respectivos detentores, ou relativamente aos quais existam fortes indícios de que foram abandonados e não estejam identificados».

Com a abertura do Centro de Recolha/Canil Intermunicipal, em Maio último, a Associação de Municípios da Terra Quente Trasmontana (AMTQT) pretende acabar com um grande problema dos cinco concelhos que a integram. Trata-se de uma competência das autarquias, que não está a ser aplicada na maioria dos municípios do país, pela falta de estruturas onde albergar os animais.

Obra prioritária

Por isso, o secretário-geral da AMTQT, Manuel Miranda, considera que o canil, ao serviço de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor, \"era uma obra prioritária\", mas confessa que a maior dificuldade foi dimensioná-la, por não haver estatísticas sobre animais vadios na região.

O canil, que fica nas imediações do aterro sanitário, em Urjais (entre os concelhos de Mirandela e Vila Flor), custou cerca de 300 mil euros. Tem cerca de 20 jaulas, com capacidade para receber entre 70 a 80 animais.

A AMTQT está a promover acções de sensibilização, indicando que vão ser intensificadas as capturas e a fiscalização. Caso não sejam reclamados pelos donos, os animais poderão ser cedidos em regime de adopção ou outro fim previsto na lei.



PARTILHAR:

Resort Mondim Tâmega Park

A promoção turística é fundamental