Com a preocupação de revitalizar um desporto que fez as delícias de gerações, a Câmara Municipal de Alijó tem vindo a repovoar a sua Zona de Caça Municipal com coelho bravo e perdiz vermelha.

Deste modo, foram largados em áreas cinegeticamente depauperadas cerca de 150 exemplares de coelho bravo (Oryctolagos cuniculus algirus), que permanecerão como áreas de refúgio durante os próximos dois anos. Todos os exemplares foram vacinados contra as doenças que habitualmente atacam esta espécie.

Para assegurar a continuidade de reprodução, este município possui um posto de reprodução de coelho bravo, já em funcionamento, com capacidade para produção anual de cerca de 400 exemplares. Recentemente foram ali introduzidos cerca de 50 reprodutores.

Actualmente, a área de refúgio desta zona de caça municipal é superior a 3000 hectares, onde preferencialmente se farão acções de repovoamento, quer com o coelho bravo, quer com perdiz vermelha. O repovoamento com perdiz far-se-á no início do verão, com exemplares de algumas semanas, junto das ninhadas existentes em estado selvagem.

Para assegurar a fiscalização de toda esta área, realização de censos cinegéticos, sensibilização da população e apoio à restante actividade referente à zona de caça, este município contratou dois guardas florestais auxiliares, equipados com todos os meios necessários.
Estão também projectadas acções de correcção de densidade de raposas para o início do verão.



PARTILHAR:

Um ano de sucesso

Torneio de Natação