O Governo vai apoiar o regresso das corridas automóveis ao circuito de Vila Real, em Outubro, com 500 mil euros, através de um protocolo que é assinado este sábado na presença do ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.

O anúncio foi feito esta quinta-feira por Manuel Martins, presidente da Câmara de Vila Real, entidade que, conjuntamente com o Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), é responsável pela realização do evento, entre 5 e 07 de Outubro, e que pretende continuar uma tradição interrompida em 1991, após uma sucessão de acidentes graves no circuito automóvel da cidade.

As chamadas «Corridas de Vila Real», que se realizaram entre 1931 e 1991, constituíram durante muitos anos o mais importante cartaz turístico de Vila Real e de toda a Região Norte. Segundo o presidente da câmara, o regresso das corridas ao circuito urbano representa um investimento de cerca de um milhão de euros, tendo a autarquia já disponibilizado 250 mil euros do orçamento de 2007.

A organização estima que o evento possa gerar receitas de 1,3 milhões de euros na economia regional, com o incremento da hotelaria, restauração e comércio. Em Vila Real são esperadas centenas de participantes e milhares de espectadores.

Percurso

Com as antigas boxes instaladas na Avenida Aureliano Barrigas, o trajecto da corrida desenvolvia-se pelas ruas Fundadores do Circuito, Gaspar Sameiro, Vasco Sameiro, Nossa Senhora dos Prazeres, Visconde Carnaxide, Augusto Rua, Avenida 5 de Outubro, Miguel Bombarda e Avenida 1º de Maio.

O novo circuito deverá ter um perímetro de 4,6 quilómetros, aproveitando 50 por cento do traçado original, com a meta instalada na avenida da Europa, na zona da sede da CAVR, seguindo o trajecto até à rotunda do Restaurante Mateus, rotunda de Mateus, Araucária e retomando a Avenida da Europa.

O traçado terá 20 curvas, nove para a esquerda e 11 para a direita, com a maior recta a estender-se por 400 metros, ficando ladeado na sua quase totalidade por railes triplos ou muros de betão, encimados por redes de segurança.

O 40.º Circuito de Vila Real, será uma prova nacional, aberta à participação de pilotos estrangeiros, com 16 corridas para 10 categorias diferentes, tais como o Campeonato Nacional de Velocidade (PTCC), Campeonato Nacional de Clássicos, Campeonato Nacional de Clássicos de Velocidade até 1300cc, Taça Nacional de Clássicos, entre outros.

Um dos momentos mais importantes será concretizado no Memorial Manuel Fernandes, em homenagem ao piloto transmontano recentemente falecido, destinado a carros dos anos 80 a 91 que tenham podido participar no Circuito de Vila Real daquelas épocas.

Internacionalização

Para 2008, está prevista a internacionalização do circuito e a realização de dois eventos para carros contemporâneos e clássicos.

As primeiras corridas no circuito criado por Aureliano Barrigas realizaram-se em 15 de Junho de 1931, incluídas no programa das festas da cidade.

Para ajudar, na altura, à concretização do projecto, foi inclusivamente criado na cidade um imposto de quatro tostões cobrado por cada quilo de carne, ao qual a população aderiu de bom grado.



PARTILHAR:

Sec. de Miranda entre as dez

«Escola a tempo inteiro»