A Câmara Municipal de Vila Real quer revitalizar o antigo circuito da cidade, segundo revelou fonte da autarquia à Agência Lusa. Recorde-se que o traçado foi encerrado em 1991, na sequência de vários acidentes graves e que já há algum tempo vem sendo levantada a possibilidade de regresso, que agora parece mesmo confirmar-se.
Para o efeito, foi criada uma comissão constituída por elementos da câmara e do Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), que está a elaborar um projecto de revitalização do circuito urbano da cidade a apresentar publicamente em Setembro. Se existir o aval da Federaçao Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), as corridas de automóveis podem regressar a Vila Real já em 2007.
Devido ao crescimento da cidade, o traçado terá de apresentar um percurso diferente e menor do que o original e será necessário realizar obras na área segurança, com a colocação de rails simples, duplos e triplos. O novo circuito deverá ter um perímetro de cerca de quatro quilómetros, sendo a meta instalada na avenida da Europa, na zona da sede da CAVR.
As primeiras corridas no circuito criado por Aureliano Barrigas realizaram-se em 15 de Junho de 1931, incluídas no programa das festas da cidade. Para ajudar à concretização do projecto, foi inclusivamente criado na cidade um «imposto» de quatro tostões cobrado por cada quilo de carne, ao qual as pessoas aderiram de bom grado.