O Comando Territorial de Bragança da GNR apadrinhou hoje em Atenor, no concelho de Miranda Douro, um exemplar de um burro de raça asinina de Miranda, conhecido como Burro Mirandês, ao qual foi dado o nome de D. Quixote.
De acordo com o comando desta força de segurança, no distrito de Bragança, a iniciativa tem como objetivo reforçar o compromisso da GNR com a preservação de espécies autóctones em risco de extinção, assim como estreitar os laços entre a Associação Para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, a comunidade local e o património cultural de Trás-os-Montes.
“Reconhecido como património cultural e genético da região, o burro mirandês, uma raça autóctone em risco de extinção, é um símbolo de identidade, biodiversidade e riqueza histórica de Trás-os-Montes”, reforçou a mesma fonte, numa nota enviada à Lusa.
Esta iniciativa contou com o apoio dos municípios de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, que, em conjunto, demonstram um compromisso partilhado na preservação e valorização deste património regional.