A Revidouro - Feira de Vinhos e Gastronomia do Douro, que decorre entre sexta-feira e domingo, em Alijó, aposta na internacionalização para criar oportunidades de negócio e combater a crise que afecta o sector vitivinícola duriense, anunciou a autarquia.

Organizada pela Câmara de Alijó, a Revidouro tem como objectivo criar oportunidades de negócio e promover os vinhos do concelho, onde se está a lutar pela fusão das suas três adegas para fazer face à crise que as assola.

A Câmara de Alijó está a patrocinar a fusão das três adegas cooperativas do concelho, nomeadamente Favaios, Pegarinhos e Alijó que, entretanto, entrou em situação de lay-off.

A cooperativa colocou oito dos seus 20 funcionários com actividade suspensa durante três meses devido à diminuição das vendas de vinhos.

Presente no certame estará a Old World Importers & Distribuiters AIDIL, uma multinacional de comercialização de vinhos, através da qual, segundo a autarquia, já foram estabelecidos, em anos anteriores, importantes negócios com empresas

A internacionalização concretiza-se nesta edição com a presença de expositores de quatro cidades com as quais o município de Alijó mantém protocolos de geminação, nomeadamente Ossining, Nova York, nos Estados Unidos da América, Lamarque, na região vitivinícola francesa de Bordeaux, Carballiño, Galiza, Espanha e Saurimo, na província de Lunda Sul, em Angola.

A edição 2009 da Revidouro é co-financiada pelo Programa Operacional Regional do Norte em cerca de 70 por cento, que resultou de uma candidatura que prevê ainda a remodelação e beneficiação do mercado municipal, num montante de cerca de um milhão de euros.

Vão marcar presença no certame cerca de 90 expositores dos sectores dos vinhos, azeite e gastronomia, restaurantes e tasquinhas, artesanato, turismo, associações e instituições.

O visitante tem ainda a possibilidade de efectuar provas de vinhos, adquirindo, aquando da entrada na feira, um copo por um valor simbólico.

A organização fez ainda uma forte aposta na animação, trazendo a Alijó o humorista Herman José (sexta-feira) e Xutos e Pontapés (sábado).

O objectivo da autarquia é passar a realizar anualmente a Revidouro, a qual, até agora, tem decorrido de dois em dois anos.



PARTILHAR:

Câmara quer mais reciclagem

Factor limitante