Quatro novas superfícies comerciais, três ligadas à distribuição alimentar e uma à distribuição de materiais de construção, poderão vir a instalar-se em Chaves. Isto, caso se concretizem as pretensões da cadeia de hipermercados alemã Lidl, da espanhola Plus, da francesa Três Mosqueteiros e ainda da portuguesa Mestre Maco.

Os pedidos de informação prévia com vista ao licenciamento camarário dos quatro grupos já foram apresentados e aprovados em reunião do Executivo. \"Do ponto de vista urbanístico, que foi aquele sobre o qual nós nos pronunciámos, cumpriam a lei, e, por isso, não houve impedimento\", afirmou o presidente da Câmara, João Batista.

A oposição também votou a favor. Pelo mesmo motivo. \"Do ponto de vista dos planos urbanísticos estavam em conformidade\", explicou, por sua vez, o socialista Luís Fontes.

Mas, agora, a instalação das empresas está ainda dependente de uma comissão de licenciamento, onde está representado o Ministério da Economia, a Câmara (António Cabeleira), um representante da Assembleia Municipal (Arquitecto Geraldes), a Associação Comercial e ainda do Instituto de Defesa do Consumidor.

Ao que JN conseguiu apurar, a reunião desta comissão, onde são analisadas questões ligadas à viabilidade económica dos empreendimentos, bem como ao seu impacto no meio, deverá ter lugar ainda este mês. O representante da Câmara tem voto de qualidade na comissão.



PARTILHAR:

Presidente distrital PS não é recandidato

Preparação uma megamanifestação