Ao todo, 2,1 milhões de imigrantes e seus descendentes têm mais de 15 anos. Dois terços deles são pessoas que vieram de outros países, enquanto que um terço nasceu na Suíça. A esses números somam-se 85 mil crianças menores de 15 anos que nasceram no exterior.
Maior parte dos estrangeiros mantém nacionalidade anterior
Nove entre dez imigrantes chegam à Suíça como extrangeiros. Dois terços do número total ainda possuem nacionalidades estrangeiras. Um dentre quatro estrangeiros na Suíça já faz parte do grupo de segunda ou terceira geração.
Um entre dez suíços foi naturalizado. Um terço deles nasceu na Suíça. Ao todo, 473 mil imigrantes, com mais de 15 anos, já possuía um passaporte suíço em 2001. Vinte e cinco mil crianças com menos de 15 anos foram naturalizadas suíças a partir de 1986.
O maior grupo de estrangeiros na Suíca é de pessoas originários dos países que compunham a ex-Iugoslávia (344 mil), seguidas da Itália (322 mil), de Portugal (135 mil) e da Alemanha (109 mil).
Muitos já poderiam ter nacionalidade suíça.
De acordo com dados do BFS, 738 mil estrangeiros já atendem às exigência do governo para pedir a nacionalidade suíça. Projeto de lei em discussão no Parlamento Federal dverá facilitar o processo e aumentar o número de pessoas aptas a fazer o pedido de naturalização.