Museu do Douro arranca com fundação em Outubro

Modelo de gestão deverá integrar dezenas de entidades Responsáveis querem «avançar rapidamente» para aproveitar as verbas comunitárias Carta de compromisso deverá ficar concluída durante este mês.

Aministra da Cultura, Maria João Bustorff, deverá deslocar-se a Peso da Régua durante a primeira quinzena de Outubro, para reunir com a Associação dos Amigos e as instituições públicas e privadas que já se comprometeram a participar na Fundação que irá gerir o futuro Museu do Douro.

Segundo o delegado regional da Cultura do Norte, Costa Leite, \\"em finais de Setembro deverá estar concluída a Carta de Compromisso dos Fundadores, para que se possa avançar com os projectos previstos e respectivas candidaturas a fundos do quadro comunitário em vigor\\".

O \\"compromisso de avançar rapidamente nesta matéria\\" foi, ainda segundo Costa Leite, assumido numa reunião com a ministra da Cultura, realizada na passada semana, e na qual participaram, também, responsáveis da Associação dos Amigos do Museu do Douro e o homem que deu o grande impulso ao Museu como encarregado de missão, Gaspar Martins Pereira. Tanto este último como António Martinho, da Associação dos Amigos, dizem-se \\"satisfeitos com a reunião, já que foi muito positiva\\".

Depois disso, o assunto será agendado para conselho de ministros, seguindo-se a publicação em decreto-lei.

A criação de uma Fundação foi a solução encontrada com vista à futura gestão do Museu do Douro. A mesma deverá integrar autarquias, instituições ligadas ao vinho do Douro e do Porto, regiões de turismo e empresários do sector, da navegabilidade, públicos e privados, que segundo António Martinho \\"ascendem já a várias dezenas\\". Desde 2000 que o Museu tem mantido forte actividade com diversas iniciativas, que segundo Gaspar Martins Pereira \\"ultrapassaram todas as expectativas\\". A exposição \\"Jardins Suspensos\\", que está patente no Solar do Vinho do Porto, na Régua, desde Dezembro do ano passado, por exemplo, já recebeu (até ontem) 22480 visitantes, dos quais 54,8 % participaram em visitas guiadas.

Segundo o primeiro compromisso do governo, em 2003 deveria estar criada toda a estrutura necessária para o Museu se instalar definitivamente, o que ainda não aconteceu. O Ministério da Cultura tardou em resolver a questão da compra da sede e arrasta-se, ainda a criação da fundação.

O edifício emblemático, escolhido desde o início, para a sede do Museu, na Régua, a Casa da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Douro, foi adquirido pela Direcção-Geral do Património no passado mês de Junho, pela quantia de 1,7 milhões de euros. O Museu do Douro terá, para além da sede na Régua, vários núcleos instalados em toda a região.

Associação conta com 500 \\"amigos\\"

A Associação dos Amigos do Museu do Douro conta, já, com perto de 500 sócios. Muitos destes \\"amigos\\" colaboram pontualmente com a instituição. Mas há um que colabora de forma assídua, voluntária e totalmente graciosa. Gaspar Martins Pereira, professor da Universidade do Porto, dispensa apresentações. Depois de ter sido \\"Encarregado de Missão\\" do Museu do Douro viu o seu contrato terminar em Abril último. Mesmo assim, continua a colaborar com a Associação de Amigos, apoiando tecnicamente as iniciativas do Museu. O responsável da Associação, António Martinho chama-lhe \\"espírito\\" e não se cansa de lhe elogiar \\"as imensas qualidades\\". O professor, por seu lado, não se inibe de dizer que sente \\"alguma frustração pelo facto do processo se ter arrastado por questões administrativas\\". Agora, espera que \\"as coisas melhorem\\" e não exclui a possibilidade de voltar a colaborar \\"a tempo inteiro e em exclusividade\\".



PARTILHAR:

Casamentos, 203 - Divórcios, 0

Produtos da terra e artesanato reinam na Lousa