A Câmara de Vila Real aprovou por maioria, a integração do município na Comunidade Urbana (Comurb) do Douro, uma proposta apresentada pelo presidente Manuel Martins, que teve apoio total da maioria PSD e com votos contra dos dois vereadores do PS.

Manuel Martins está convicto que a criação da Comurb do Douro não divide a região, mas sim que a une. "A actual lei não fala de regionalização ou reorganização administrativa do país. Se assim fosse, eu calava-me. A lei só pede que se criem comunidades que, a meu ver, não passam de meras associações de municípios, embora com outras características", sustenta.

O autarca disse que está atento aos sinais da sociedade civil, que recentemente criaram o Movimento "Vila Real é Trás-os-Montes e Alto Douro (TMAD)", que já recolheu mais de 1500 assinaturas, e por isso, o executivo aprovou uma proposta complementar que vai ser apresentada conjuntamente com a da criação da Comurb do Douro na Assembleia Municipal, antes do final deste mês. O objectivo desta segunda proposta é fazer com que este órgão aprove uma moção que reivindique junto da Assembleia da República, do Governo e dos partidos políticos a criação da região administrativa de TMAD.

A futura ComUrb do Douro tem como objectivo uma maior coordenação de investimentos e a resolução de problemas locais que não conseguem ser resolvidos por uma autarquia de forma isolada, integrando uma área com uma população superior a 150 mil habitantes.

A Comunidade Urbana do Douro conta com os municípios de Murça, Sabrosa, Vila Real, Mesão Frio, Peso da Régua, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Alijó, Santa Marta de Penaguião, Lamego, Armamar, Tabuaço, São João da Pesqueira, Vila Nova de Foz CÎa e Torre de Moncorvo.



PARTILHAR:

Hidróxido fatal

Caos na Urgência