A Câmara de Torre de Moncorvo está a tentar minimizar a eventual falta de água durante o Verão na sede de concelho. Para o efeito, foi já construído um sistema de transporte desde a barragem do Pocinho até às imediações da vila transmontana. O investimento rondou os cerca de 500 mil euros, da responsabilidade da Empresa Águas de Trás-os- -Montes, e deverá entrar em funcionamento já no fim deste mês.

O Exército português vai igualmente colaborar na resolução do problema, já que vai fornecer uma Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta, para que o precioso líquido chegue à população em quantidade e qualidade.

Segundo Aires Ferreira, autarca local, a ETA fornecida pelo Exército pode não ter capacidade de tratamento da água necessária para o abastecimento público à vila, já que o equipamento apenas permite tratar 1200 metros cúbicos de água potável/dia.

\"Face a esta situação, e durante os meses de Julho e Agosto, já que são os períodos de maior consumo de água, poderá haver períodos de suspensão no abastecimento público, já que a vila gasta mais água do que a capacidade de tratamento da ETA, mas será tentada a captação de água na barragem de Vale Ferreiros, para colmatar algumas dificuldades\", explicou Aires Ferreira.

No meio rural do concelho, não deverá haver problemas de abastecimento de água, já que as três barragens existentes estão na máxima capacidade.



PARTILHAR:

«Festival Internacional Douro/ Duero 2006, Vinus Durii»

Sobrinho Teixeira diz que não faz qualquer sentido.