Todos os concelhos de Trás-os-Montes e Alto Douro avançam para a próxima fase de desconfinamento, incluindo os Concelhos de Ribeira de Pena e Vimioso que conseguiram melhorar a situação de risco nas últimas semanas.

Na conferência de imprensa para anunciar as medidas decididas em Conselho de Ministros, António Costa revelou que há quatro concelhos no país que, dada a incidência de casos, vão ter de regressar às regras da primeira fase de desconfinamento. Outros sete não avançam para a nova etapa que se inicia no dia 19.

O primeiro-ministro avisou ainda que há 13 concelhos que, apesar de poderem avançar para a nova fase de desconfinamento, estão têm de ter "particular atenção" à evolução dos casos e na nossa região encontra nessa situação o concelho de Miranda do Douro.

 

Para os concelhos que avançam para a nova fase de desconfinamento, vão poder contar com a abertura de:

  • Escolas (ensino secundário e superior);
  • Cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos;
  • Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação;
  • Todas as lojas e centros comerciais;
  • Restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de 4 pessoas ou 6, por mesa, em esplanadas) até às 22h00 ou 13h00 ao fim de semana e feriados;
  • Modalidades desportivas de médio risco;
  • Atividade física ao ar livre até 6 pessoas e ginásios sem aulas de grupo;
  • Eventos exteriores com diminuição de lotação;
  • Casamentos e batizados com 25% de lotação.

Além disso António Costa anunciou que a fronteira terrestre se vai manter fechada por mais 15 dias não havendo qualquer alteração na situação atual.

 

+++ Reabertura do secundário e do ensino superior +++

Nesta terceira fase do deconfinamento, os cerca de 300 mil estudantes do ensino secundário e os quase 400 mil do ensino superior podem regressar às aulas presenciais a partir de segunda-feira.

A medida significa que todos os alunos e professores do secundário deixam o ensino à distância, mas o mesmo pode não acontecer no superior, uma vez que as universidades e os institutos politécnicos têm autonomia para decidir como será o regresso ao ensino presencial.

 

+++ Reabertura de restaurantes e cafés +++

Também na segunda-feira, os restaurantes, cafés e pastelarias poderão abrir o serviço de mesa no interior, limitado a grupos de quatro pessoas, para além do serviço de esplanada que já estava autorizado, mas que passa agora a ter um limite de seis pessoas.

Esta abertura aplica-se à generalidade do país, exceto em sete concelhos, que se vão manter com as regras atualmente em vigor e outros quatro que vão recuar para as regras mais apertadas da primeira fase de desconfinamento.

 

+++ Centros comerciais e lojas reabrem com regras de lotação +++

Os centros comerciais e todas as lojas, independentemente da sua dimensão, podem reabrir na segunda-feira, cumprindo a lotação fixada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Esta abertura aplica-se à generalidade do país, exceto em sete concelhos (Alandroal, Albufeira, Beja, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela), que se vão manter com as regras atualmente em vigor, e quatro (Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior), que vão recuar para as regras mais ‘apertadas’ da primeira fase de desconfinamento.

 



PARTILHAR:

Incêndio em chaminé em Vila Pouca de Aguiar

Investigadores criam fórmula “específica” para pesar burro de Miranda