Apesar de o grosso do mercado continuar a pertencer às misericórdias, no distrito de Vila Real os privados já começam a entrar no negócio do apoio domiciliário, ainda que devagar. Em menos de um ano, em Chaves surgiram duas empresas nesta área.
\"Alda, deixaste queimar as panelas, Alda! Eram novas, Alda! Tens de pÎr o lume mais baixo!\". Alda parece indiferente ao ralhete. \"Que tens no fogão, Alda?\". \"São maçãs\". A chama quase chega ao cimo da caçarola já chamuscada. A mulher do ralhete, Aida Martins, aproxima-se do fogão e reduz a chama. \"Tem fuga\". Volta a explicar a Alda que tem de ter cuidado e colocar a chama no mínimo. Alda continua indiferente, com o olhar baixo. Aida Aproxima-se novamente da banca. Abre a torneira para mostrar que não há água. Na casa de banho também não. \"A casa está desarrumada? Pois está, mas isto já não é nada! Já tirámos a maior. Andamos aqui cinco mulheres. No fogão, já não se viam as bocas. Tivemos de usar uma pá de cimento...\".
\"Cristinaaaaaaa\". A porta, fechada à chave, abre-se. Cristina surge com um pedaço de pão com queijo e mortadela na mão. \"Estão aqui os senhores para ver o que faz falta para te pÎr água na banca e para ver onde se pode fazer uma casa de banho\". Os dois picheleiros entram. Cristina alegra-se.
Aida Martins, ex-emigrante na Andorra, é proprietária de uma empresa privada que presta apoio domiciliário, um mercado, para já, dominado por Instituições Particulares de Solidariedade Social, e onde os particulares só agora dão os primeiros passos.
Três a quatro empresas
De acordo com o coordenador do Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real, Rui Santos, em todo o distrito haverá \"três a quatro empresas no máximo\" a fazer apoio domiciliário. Além de disponibilizar refeições, serviços de limpeza da casa, cuidados de higiene pessoal e de enfermagem, se necessário, a empresa de Aida procura também que os idosos beneficiem de todas as ajudas disponíveis, seja ao nível das autarquias, seja da Segurança Social.
O nome da empresa, Dias Felizes, tem explicação. \"Queremos dar às pessoas a felicidade de estar no seu cantinho, onde gostam de estar\". Além desta empresa, em Chaves, existe outra, a Sensil, uma marca franchisada que oferece vários serviços domiciliários.