A gestora de capital de risco CoRe Equity notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra da Varandas de Sousa, principal empresa da Sousacamp, a maior produtora europeia de cogumelos que entrou em insolvência.

Segundo o aviso publicado na página de internet da AdC, a notificação foi enviada na terça-feira pela Core Equity, que investe em pequenas e médias empresas portuguesas em situação de dívida excessiva, tendo em vista o seu financiamento e recuperação.

A Varandas de Sousa é uma empresa do Grupo Sousacamp, especializada na produção e comercialização de cogumelos frescos, e estava desde 2018 em processo de insolvência.

A falência do BES, no Verão de 2014, marcou o início da queda do grupo, com sede no concelho de Vila Flor, em Benlhevai. O banco financiou o "braço" industrial da Sousacamp, que estava a construir uma unidade produtiva de cogumelos exóticos e outra de transformação de cogumelos em conserva (em lata e congelados), em Vila Real, tornando-se no principal credor da Varandas de Sousa, com uma dívida de 60 milhões de euros.

Em finais de junho deste ano, em Vila Flor, Bragança, em declarações à Lusa no final de uma assembleia de credores, o administrador judicial do processo de insolvência da Sousacamp, Bruno Costa Pereira, afastava “qualquer possibilidade” de o maior grupo português produtor de cogumelos encerrar portas.

Foto: Sousacamp



PARTILHAR:

Trabalhos arrancam hoje com regionalização em cima da mesa

Autarcas criam grupo de trabalho para “contrariar” despovoamento na raia nordestina