Três dezenas de pára-quedistas oriundos de Norte a Sul do país, participaram, anteontem à noite, no aeródromo de Vila Real, no único evento nacional de saltos nocturnos que estava previsto para este ano. O sucesso foi tal que os organizadores já pensam promover outro encontro, no próximo mês de Setembro.
Mais de 500 pessoas assistiram aos saltos que se realizaram entre as 21 e as três horas de ontem. A modalidade ganha adeptos e simpatizantes de dia para dia e, segundo Eduardo Rodrigues, director técnico da Federação Portuguesa de Pára-quedismo, \"o nosso país tem sido cada vez mais procurado por estrangeiros, nomeadamente espanhóis, alemães, franceses e belgas\". \"Sobretudo no Inverno, as nossas zonas de salto estão a ser muito utilizadas por europeus\", referiu.
Para aquele responsável, que supervisionou todas as operações da iniciativa, como mandam as regras da federação, \"trata-se de uma mais-valia na troca de conhecimentos, mas, também, ao nível do turismo, pois durante a época baixa, estes turistas enchem estâncias de férias, hotéis e restaurantes, como aconteceu há pouco tempo no Algarve, com a vinda de 400 pára-quedistas alemães\". \"Nós temos condições magniíicas para o pára-quedismo, que começam agora a ser bem aproveitadas\", acrescentou.
De realçar que em Portugal há cerca de mil pára-quedistas inscritos na federação, 200 dos quais dedicando-se à modalidade todas as semanas. Em Vila Real, são maisde 30 e não há fim-de-semana em que não apareçam um ou dois grupos de vizinhos da Galiza.
\" Desde que temos condições para a navegação nocturna (saída e aterragem de aviões) neste aeródromo, conseguimos, a par de Tancos, ter condições para a realização de saltos de noite\", disse Henrique Baptista, presidente da associação de pára-quedistas \"Falcões do Marão\" e do Aeroclube de Vila Real .
Ainda segundo aquele organizador, \"para se obterem licenças é fundamental ter efectuado saltos nocturnos e saltos para a água\". \"Daí o sucesso da iniciativa. Estamos já a estudar a possibilidade de efectuar saltos de pára-quedas para o rio Douro\", avançou.