A Liga dos Amigos do Douro Património Mundial vai ser formalmente constituída a 14 de Dezembro, no primeiro aniversário da classificação atribuída pela UNESCO ao Alto Douro Vinhateiro, e visa a preservação e salvaguarda daquele património.
José Braga da Cruz, que já foi presidente da Fundação Rei Afonso Henriques e Ministro da Economia do Governo PS, disse hoje que a liga pretende ser uma associação cultural e de intervenção cívica, que terá sede numa localidade inserida no Alto Douro Vinhateiro.
\"A liga visa contribuir para a salvaguarda, preservação, valorização e projecção dos atributos de Património Mundial do Alto Douro Vinhateiro, conforme os critérios da UNESCO\", referiu.
Acrescentou ainda que pretende contribuir para o desenvolvimento social, cultural e económico da região e seus habitantes.
Para José Braga da Cruz, é necessário implicar a sociedade civil na salvaguarda e manutenção do património classificado, por isso surgiu a ideia de criar uma Liga de Amigos.
\"Pretendemos conjugar pessoas que gostam do Douro\", frisou.
As acções a desenvolver têm como principal objectivo \"fazer tudo para que os atributos do Douro Vinhateiro que levaram à classificação se mantenham e valorizem\".
\"Vamos zelar para que o Douro Património Mundial seja conhecido, principalmente nesta região, pois só assim as pessoas se poderão preocupar e lutar pela sua preservação\", afirmou.
Para o responsável, é necessário começar a fazer pedagogia nas escolas, desde a escola básica até à universidade, \"ensinar sobre a melhor forma de intervir na região para que os seus valores sejam salvaguardados\".
As câmaras vão ser convidadas para sócios honorários da liga, a qual pretende acompanhar a sua acção na área classificada.
\"Vamos estar atentos e se virmos que se está a realizar uma intervenção errada, vamos denunciar isso, faremos uma intervenção pública contra descaracterizações e desvirtuamentos que possam lesar o conceito de Património Mundial\", afirmou.
A Liga dos Amigos do Douro Património Mundial quer ainda conceder bolsas de estudo, prémios ou comparticipações em cursos relacionados com a salvaguarda ou promoção dos atributos de património mundial.
A direcção da liga é inicialmente composta pelo presidente José Braga da Cruz, vice-presidente Laura Regueiro, tesoureiro Nuno Tavares Moreira, e os vogais Cristiano Vanzeller e Fernando Martins dos Santos Alves.
A mesa da Assembleia Geral é presidida por Fernando Amaral.
A constituição formal será feita no primeiro aniversário da classificação da UNESCO, no dia 14 de Dezembro, em Vila Real.