O livro “Rostos de uma Barragem, o álbum de Telmo Ferraz“, que reproduz 200 fotografias, a preto e branco, sobre a “dura realidade” da construção da barragem de Picote, em 1954, será apresentado no sábado, anunciou o coordenador desta edição.

O investigador Henrique Manuel Pereira, docente da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, que coordenou a obra, disse à agência Lusa que este álbum constitui um documento único da época, através da reprodução de cerca de 200 fotografias a preto e branco, absolutamente inéditas, na sua maioria da autoria do padre Telmo Ferraz, legendadas pelo próprio.

“Este é um retrato dos inícios da construção da barragem de Picote, no Douro Internacional, até a sua inauguração. Portanto, estamos a falar de uma janela temporal de cinco anos. Este trabalho figura um documento social e histórico único, porque coloca em diálogo a fotografia com textos do icónico livro escrito pelo padre Telmo Ferraz, 'O Lodo e as Estrelas'”, vincou o académico.

O livro "O Lodo e as Estrelas", escrito pelo padre Telmo Ferraz, em 1960, relata as condições de miséria dos trabalhadores das barragens de Picote e Miranda do Douro, no Douro Internacional, o que lhe valeu a proibição da censura e a intervenção da PIDE, a polícia política da ditadura.

Este trabalho “inédito” será apresentado no Cardal do Douro, no concelho de Miranda do Douro, onde está situado este que foi o primeiro empreendimento hidrelétrico construído no Douro Internacional (1954-1959).

O autor de "O Lodo e as Estrelas", através da sua máquina fotográfica, “retrata as pessoas de carne e osso que contribuíram para a edificação desta importante obra de engenharia e arquitetura, do distrito de Bragança e do país”.

O empreendimento hidroelétrico, situado no concelho transmontano de Miranda do Douro, está atualmente classificado como conjunto de interesse público, por constituir “um dos raros exemplares da Arquitetura Industrial Moderna Portuguesa”.

As imagens são acompanhadas de excertos de "O Lodo e as Estrelas", em versão bilingue (português/mirandês).

A apresentação da obra será feita pelo arcebispo primaz de Braga, José Cordeiro, e pelo organizador da obra Henrique Manuel Pereira, contando também com a presença do autor, padre Telmo Ferraz.

A edição de “Rostos de uma Barragem, o álbum de Telmo Ferraz“ conta com o apoio da Movhera, a nova concessionária do aproveitamento hidroeléctrico de Picote, do município de Miranda do Douro, e também com outras instituições locais como a Associação Família Kolping de Picote e a Junta de Freguesia de Picote.

O padre Telmo Ferraz nasceu em Bruçó, no concelho de Mogadouro, distrito de Bragança, em 25 de novembro de 1925.



PARTILHAR:

PJ deteve suspeito de atear pelo menos quatro fogos em Mesão Frio

Aldeia de Palácios volta a ceifar ao som da música tradicional em Bragança