A construção de um novo edifício de apoio à visita no Complexo Romano Mineiro de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, vai permitir reforçar a expetativa relativa à classificação como Património Mundial, destacou hoje o presidente da câmara.

O projeto foi agora possível após um "protocolo de planeamento a curto, médio e longo prazo", entre a autarquia e a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), em vigor há cerca de dois anos, adiantou à Lusa o presidente do município do distrito de Vila Real, Alberto Machado.

A existência desse planeamento permite agora a “efetivação da expetativa relativa à classificação de Tresminas como Património Mundial da Unesco”, sublinhou.

A obra, promovida pela DRCN, terá receção, salas de apoio, instalações sanitárias e arrumos, e tem um investimento de 200 mil euros e um prazo de execução previsto de 365 dias.

"Pretende-se que, daqui a um ano, tenhamos um centro de receção ao visitante, muito próximo das galerias e complementar ao percurso expositivo que dinamizamos recentemente", acrescentou.

Os complexos mineiros romanos de Tresminas, Vila Pouca de Aguiar, e Las Médulas, em Espanha, têm em vigor desde 2017 um protocolo para ações conjuntas de internacionalização destes territórios, investigação, comunicação e valorização do legado romano na Península Ibérica.

Las Médulas é Património Mundial desde 1997 e a Câmara de Vila Pouca de Aguiar quer agregar o complexo mineiro romano de Tresminas à respetiva classificação pela UNESCO, na categoria de paisagem cultural.

"Portugal neste momento não pode apresentar candidaturas, por fazer parte do júri de apreciação, mas esse processo de candidatura está a ser preparado", garantiu Alberto Machado.

Com vários fatores a ter em conta para a aprovação da candidatura, o autarca aguiarense lembra que são valorizadas as infraestruturas de apoio, a preservação do local e a classificação como património paisagístico e cultural.

Assim, o novo edifício de apoio à visita terá "um impacto mínimo na paisagem", pois procurou-se o uso ponderado dos materiais no edifício, simplificando ao máximo a sua execução.

"Será em betão armado à vista com revestimento interior em marmorite. No exterior, o arruamento e o estacionamento vão de encontro à simplificação da execução de trabalhos com impacto mínimo na construção", explica a memória descritiva do projeto.



PARTILHAR:

Festival Pitoresco em Vila Real leva arte de rua para fora da cidade

Escolas reclamam do Governo “mudanças” para o mirandês