O Movimento Cívico de utentes da estrada Bragança/Dine (Vinhais), EN 308-3, apelou, este domingo, ao boicote das eleições Europeias, como forma de protesto contra o mau estado de conservação da via que atravessa o Montesinho.

Autarcas de Bragança e Vinhais participaram, ontem, em Carragosa (Bragança), num protesto popular que juntou habitantes de uma dezena de aldeias que se manifestaram contra o mau estado da Estrada Nacional 308-3, que liga Bragança a Dine (Vinhais) e que atravessa o coração do Parque de Montesinho.

Além das criticas aos 25 Governos que já passaram pelo poder em mais de 30 anos, o Movimento Cívico apelou ao boicote às urnas nas próximas Europeias, \"em função do estado actual da estrada e do comportamento do Estado\", referiu Carlos Fernandes, daquele movimento, que promete endurecer a luta caso as reivindicações não tenham acolhimento. No ano passado a população realizou um abaixo-assinado para enviar ao Governo, sem resultado.

A EN308-3 foi construída na última década de 40, desde então nunca mais sofreu obras de requalificação. Actualmente apresenta-se com um traçado de curva contra curva, e o piso \"é uma desgraça\", afirmou Manuel João, presidente da junta do Parâmio. Por aquela estrada circularam diariamente vários autocarros, que transportam cerca de 40 crianças para as escolas de Bragança. Na zona existem alojamentos turísticos. \"A via não contribuiu para a boa imagem do parque e para a segurança das pessoas\", lamentou Telmo Cadavez da Associação Montesinho Vivo.

O vice-presidente da Câmara, Rui Caseiro, explicou que a autarquia está disposta a ficar com a gestão da rodovia desde que o Governo faça a correcção do traçado, coloque um novo tapete e financia anualmente a manutenção anual\".



PARTILHAR:

Nacional de Motocrosse

Joana Patrícia Pinto