A NRV - Norvia Consultores de Engenharia, consultora portuguesa de engenharia com presença em Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e África Ocidental, acaba de anunciar a aquisição de duas empresas em Portugal - a Elsamex Portugal e a LCW Consult SA - consolidando a sua posição no sector da engenharia nacional e elevando o volume de negócios para cerca de 15 milhões de euros. 

Estas aquisições são mais um passo para a consolidação do percurso daquela que se assume como uma das principais consultoras de engenharia em Portugal, atualmente com mais de 300 projetos de engenharia em curso em diferentes áreas. Por outro lado, as aquisições reforçam as áreas de atuação do grupo, nomeadamente nos departamentos de hidráulica, estruturas especiais (pontes e viadutos) e geotecnia.

A LCW Consult SA é uma empresa de referência no mercado português na área das pontes, obras hidráulicas e barragens; no portfólio conta com várias obras marcantes como o Viaduto do Corgo, o mais alto viaduto da Península Ibérica e um dos maiores da Europa. 

Já a Elsamex Portugal, participada da Elsamex Internacional - empresa que está entre as mais importantes na área da manutenção rodoviária e transferência de tecnologia em Espanha- , tem um longo passado de colaboração com a NRV nas áreas de geotecnia e de auscultação e monitorização de pavimentos. Com esta aquisição  a colaboração passa a assumir uma integração total, incluindo todo o know-how, passando a Elsamex Portugal a operar sob a marca Geovia. 

As aquisições permitiram somar 3,5 milhões de euros em volume de negócios e integrar 50 postos de trabalho. Consolidadas estas operações, o Grupo Norvia passa a empregar cerca de 200 colaboradores e a gerar um volume de negócios que, no final do ano, poderá estar na ordem dos 15 milhões de euros.

Os processos de aquisição aconteceram de forma natural, com empresas com quem a NRV já mantinha uma relação próxima de trabalho, explica Tomás Espírito Santo, CEO da NRV: “Haver uma relação anterior, um conhecimento mútuo das equipas, uma partilha de valores e condições para uma boa integração no nosso modelo de gestão foram os critérios base para considerar estas oportunidades.”

Este processo dá seguimento ao crescimento estrutural da empresa que, em 2018, já tinha somado novas especializações através da integração de outras duas empresas: a MSW, empresa com sede nos Açores e especializada no sector das obras marítimas e portuárias e a LR-Plural, com vasta experiência em ordenamento do território e referência no mercado no sector dos Planos Diretores Municipais, Planos de Ordenamento, Planos de Pormenor e de desenvolvimento turístico.

Para Tomás Espírito Santo, “as aquisições vêm dar continuidade a um percurso de crescimento ao longo de mais de 30 anos num sólido trabalho de equipa. Hoje somos uma referência maior no mercado nacional da consultoria em engenharia e temos uma posição de relevo em áreas críticas que nos permite responder de uma forma abrangente e global aos grandes projetos do futuro próximo.”

O Grupo detém uma expressiva presença internacional apoiado nas participadas NRV Cabo Verde, NRV/Norvia West Africa, NRV em Angola e NRV Moçambique.

 

 

Sobre a NRV

Criada em 1987, com sede em Vila Real - Portugal, a NRV é a empresa mãe do grupo Norvia, uma consultora de engenharia que desenvolve a sua atividade em vários níveis, desde estudos multidisciplinares de engenharia até supervisão e gestão global de projetos.

O grupo assegura um alargado conjunto de serviços, na fase dos estudos de viabilidade, na montagem de modelos em parceria público privada articulando as componentes jurídica e financeira, nos projeto de execução, na fiscalização e controlo de qualidade das obras de construção e na auditoria, monitorização e implementação de sistemas de gestão da conservação.

Atua em áreas como Engenharia de Transportes, Aeroportos, Portos e Obras Marítimas, Edifícios e Estruturas, Pontes, Barragens e Túneis, Infraestruturas Urbanas e Saneamento Básico, Ordenamento do Território, e dispõe de valências próprias nas áreas da geotecnia e controle de qualidade, monitorização de pavimentos, tráfego e segurança rodoviária, produção de cartografia, topografia e controle geométrico.

Em Portugal, possui escritórios em Vila Real, Lisboa, Funchal e Ponta Delgada, tem subsidiárias e estruturas locais em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Senegal e presença no Médio Oriente.

Neste momento, o Grupo Norvia passa a englobar, no mercado nacional, a NRV (empresa mãe), a NRV Madeira (sede no Funchal), a MSW (obras marítimas e portuárias), a Geovia (geotecnia, fundações especiais e túneis) e a LCW (pontes, obras hidráulicas e barragens). Lá fora, conta ainda com a NRV Cabo Verde (sede na Praia), a NRV Norvia WA (sede em Dakar, base da operação na África Ocidental), NRV em Angola (sede em Luanda) e NRV Moçambique (sede em Maputo).

 



PARTILHAR:

Azeite de Trás-os-Montes com o melhor ano de sempre na pandemia

Processo a funcionário da AT membro de Movimento de Miranda com "consequências sancionatórias"