O projeto "Conto Contigo" arranca no sábado, na aldeia de Garganta, concelho de Sabrosa, para fomentar o gosto pela literatura e divulgar a obra dos escritores durienses, com destaque para Miguel Torga.
A iniciativa "Conto Contigo - contos literário de tradição oral" é promovida pelo Espaço Miguel Torga, instalado em São Martinho de Anta, Sabrosa, e a companhia Peripécia Teatro, sediada em Vila Real.
Pelas aldeias do concelho serão realizadas sessões dinamizadas por uma atriz e dirigidas à comunidade. A atriz vai contar contos e convidar os espetadores a partilhar histórias que lhes vão na memória.
O projeto privilegia a obra de Miguel Torga, escritor natural deste município duriense, mas vão ouvir-se ainda histórias de João de Araújo Correia, Pina de Morais, Domingos Monteiro, A. M. Pires Cabral e António Cabral, autores que têm em comum "uma relação estreita com o território do Douro".
Os contos a abordar serão principalmente literários, com passagens pelos da tradição oral.
Segundo os promotores, esta atividade tem como "objetivos fomentar, junto da comunidade duriense, o gosto pela literatura, divulgar a obra dos escritores, diversificar a oferta de atividade cultural e artística no espaço rural".
Quer ainda "contribuir especificamente para um maior conhecimento e reconhecimento da produção literária de escritores especialmente relacionados com o território duriense".
A organização referiu ainda que o conto é um género literário com implantação popular e, em particular, com forte tradição na região do Douro.
Serão realizadas sessões em outros espaços da freguesia de São Martinho de Anta e Paradela de Guiães.
Miguel Torga, cujo nome de batismo era Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de agosto de 1907 em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa (Vila Real), e morreu a 17 de janeiro de 1995, em Coimbra.
Torga inspirou-se na sua aldeia e nas paisagens do Douro para criar muitas das suas obras, desde os poemas, os contos ou os romances, como a "Criação do Mundo", "Bichos", "Contos da Montanha" e "Vindima".
Foto: Peripécia Teatro