Um dos projetos vencedores do primeiro Orçamento Participativo, lançado pelo governo em 2017, designado “Contos e Lendas Transmontanos”, vai ser implementado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) juntamente com a Academia Ibérica da Máscara, no âmbito de um protocolo assinado com a Direção Regional de Cultura do Norte.

O ato oficial de assinatura decorreu no passado dia 3 de julho, no Teatro de Vila Real, na presença do Diretor Regional de Cultural, António Ponte, e diversos autarcas, estando a UTAD representada pelo vice-reitor Artur Cristóvão.

O projeto tem em vista desenvolver uma coleção de narrações infantis que retratem, na sua dimensão e distribuição geográfica, um universo representativo dos concelhos de Bragança e Vinhais.

À UTAD cabe a fase de arranque do projeto, que passa pelo levantamento, registo e contextualização, até ao final de 2018, dos contos e lendas dos dois concelhos, junto de fontes credíveis. Contribuir para o estudo, salvaguarda e divulgação do património imaterial do nordeste transmontano, no que respeita às tradições orais e escritas, é a grande aposta da Universidad



PARTILHAR:

Ensino Superior em Carrazeda de Ansiães

Dois dias de Marcelo non-stop em Bragança