A Casa do Douro quer ser parceira na negociação da contratação colectiva para a Região Demarcada do Douro, vontade já aprovada em Conselho Regional de Viticultores.

A instituição, que representa 36 mil viticultores, aguarda uma resposta do Ministério da Agricultura para saber se pode assumir tal estatuto. Os trabalhadores agrícolas da região estão abrangidos por uma tabela de 2002 e aprovada entre a Federação dos Sindicatos Nacionais dos Trabalhadores Agrícolas e a Associação dos Agricultores do Concelho de Vila Real.

A União dos Sindicatos do Distrito de Vila Real reclama uma intervenção do Ministério do Trabalho sobre a matéria. Segundo João Monteiro, \"os sindicatos não sabem com quem têm de negociar e isto já é uma situação que se arrasta desde 1986\".

Assinala que o salário mensal mínimo para quem trabalha na vinha é de 436 euros e defende a sua alteração. Augusto Costa, presidente da Associação dos Agricultores do Concelho de Vila Real (a única com poder negocial) antecipa que não assinará a contratação colectiva \"pelo facto de os nossos sócios não terem trabalhadores agrícolas\".



PARTILHAR:

«Pilares fundamentais»

Muito folclore e comida típica na Tasca do Aldeias