Evitar intoxicações provocadas pela ingestão de alguns fungos e fomentar a produção de cogumelos silvestres é o objectivo do projecto.

A Câmara de Mogadouro vai avançar com a criação de um laboratório destinado a analisar os cogumelos silvestres que aparecem na região, de forma a evitar intoxicações provocadas pela ingestão de alguns desses fungos.

O presidente da autarquia, Francisco Guimarães, revela que já foram estabelecidos os primeiros contactos com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e com Instituto Politécnico de Bragança para dar início ao projecto.

"Precisamos de um laboratório onde os cogumelos possam vir a ser estudados [por especialistas] e se possam desenvolver novas espécies", diz o autarca.

O espaço de investigação ficará situado no futuro Centro Interpretativo do Mundo Rural, em fase de construção.

Do projecto faz ainda parte a criação de um campo experimental, no espaço contíguo exterior, para ajudar a identificar espécies, que será aberto aos micólogos amadores.

O projecto tem ainda como objectivo "incentivar as pessoas a produzirem cogumelos silvestres, devido ao seu potencial gastronómico e económico", acrescenta Francisco Pimentel.

Segundo os especialistas, este ano há muitos cogumelos na região trasmontana, mas com pouca qualidade, devido ao calor que se fez sentir.



PARTILHAR:

Em Penelas

Invernam ou hibernam?