O consórcio "Norte Natural - Turismo de Natureza da Região Norte", que hoje é oficialmente criado pela Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), junta 15 entidades e terá como primeira iniciativa o Dia Europeu dos Parques em maio.

O presidente da TPNP, Melchior Moreira, acredita que "o Turismo Natureza é um produto fundamental que não tem sido trabalhado em escala, envolvendo todos os players na área da natureza", dai que esta entidade tenha decidido avançar com a criação de um consórcio que esta manhã será formalizado em Arouca, distrito de Aveiro.

"Através da estratégia validada nas Cartas de Turismo Sustentável este consórcio vai desempenhar uma estratégia de promoção em escala que dará notoriedade à região, aumentando a estada média e promovendo a economia local", refere Melchior Moreira.

Minho, Douro, Porto e Trás-os-Montes são os quatro sub destinos e são as sinergias destes territórios que fazem o presidente da TPNP acreditar que com este novo consórcio a região passará "a ter um reforço na oferta".

"O objetivo é criar uma oferta na área de turismo da natureza que possa ocupar o turista mais de uma semana", adianta Melchior Moreira.

Assim, e conforme se lê na descrição do projeto, a criação deste consórcio parte da convicção de que "o turismo de natureza é um produto estratégico de suma importância para o desenvolvimento da região Norte".

A TPNP - que encabeça um consórcio que junta 15 entidades, entre as quais associações ligadas à natureza e aos parques, bem como uma universidade e comunidades intermunicipais - recorda que os seus territórios protegidos e/ou classificados são galardoados com a Carta Europeia de Turismo Sustentável pela Federação de Parques Nacionais e Naturais da Europa.

"É essencial organizar a oferta do produto estratégico turismo de natureza a uma escala regional e desenhar uma estratégia de promoção e comunicação interna e externa, que permitam a afirmação do Porto e Norte de Portugal como um dos principais destinos de turismo de natureza em Portugal", apontam os responsáveis.

A 24 de maio, vai realizar-se "O Sabor da Natureza", a primeira iniciativa que será apoiada pelo novo consórcio que se realiza no âmbito do Dia Europeu dos Parques, celebrado desde 1999 pela Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais (EUROPARC) para assinalar a data de criação do primeiro parque nacional europeu na Suécia em 1909.

O nome da iniciativa alia a importância da produção agroalimentar de qualidade com a conservação da biodiversidade e o papel fundamental das áreas protegidas e classificadas nessa combinação.

E em Portugal, em particular na região Norte, de acordo com informação da TPNP, dá-se a "feliz coincidência" de existirem territórios que simultaneamente são reconhecidos a nível europeu pela sua qualidade ambiental, nomeadamente parques, reservas, geoparques e Rede Natura 2000, pela sua qualidade agroalimentar e pela sua preocupação no desenvolvimento de um turismo de qualidade assente em princípios de sustentabilidade através da Carta Europeia de Turismo Sustentável.

A TPNP conta, também, que a EUROPARC desafiou os seus membros a promoverem iniciativas que aliem, em cada território, os seus produtos agroalimentares com as receitas locais, envolvendo produtores, escolas e visitantes e que da "O Sabor da Natureza" resultará a criação de um livro europeu de "receitas da natureza" que reunirá as melhores receitas das várias iniciativas da rede, logo incluindo Portugal e o Norte.

Serão envolvidas na iniciativa as regiões do Minho, Peneda Gerês, Alvão, Montesinho, Douro Internacional e Montanhas Mágicas, sendo a ideia alargável às restantes áreas protegidas do país.
Lusa



PARTILHAR:

Septuagenário não resiste a queda de telhado

Túnel do Marão testa sistemas de segurança