A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) implementou um programa que garante cuidados dentários a doentes internados no serviço de Psiquiatria daquela instituição que tem sede em Vila Real, foi hoje anunciado.
A ULSTMAD explicou, em comunicado, que o novo programa permite tratar, semanalmente, até quatro doentes internados no serviço de Psiquiatria, proporcionando cuidados que incluem a higiene oral, destartarização, tratamento de cáries, alívio de dor, controlo de infeções dentárias e outras intervenções ajustadas ao quadro clínico de cada doente.
O programa de colaboração, implementando em janeiro, envolve os serviços de Psiquiatria e de Otorrinolaringologia e a Unidade de Medicina Dentária e resulta de uma “reconhecida relação entre doença mental e saúde oral, com impacto direto no bem-estar, autoestima e qualidade de vida dos doentes”.
A unidade de saúde, sediada em Vila Real, realçou que o programa é importante porque, segundo as evidências científicas, “os doentes com patologia psiquiátrica têm maior probabilidade de sofrer de cáries dentárias, doença periodontal e bruxismo, devido, entre outros fatores, a uma menor motivação para hábitos de higiene oral e a alterações na perceção da dor”.
Por outro lado, acrescentou, a “doença oral também influencia direta e negativamente a autoestima e a perceção de bem-estar e de qualidade de vida”.
De acordo com a ULS, pacientes com doenças periodontais frequentemente sofrem, em sua consequência direta, de prejuízo da autoimagem e de sintomas de ansiedade e depressivos.
“A doença oral tem repercussões na saúde mental, particularmente gravosa daqueles pacientes que já sofrem de doença mental grave”, referiu ainda.
A ULSTMAD salientou que este programa segue as orientações do relatório Saúde Oral 2.0, que defende a colaboração com medicina dentária, visando a otimização de recursos, a redução de custos e uma abordagem integrada, em função do risco e da complexidade clínica dos doentes.
Criada em janeiro de 2024, a ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro integra 59 unidades funcionais de cuidados de saúde primários, em 23 centros de saúde, que em conjunto com as três unidades hospitalares (Vila Real, Chaves e Lamego) dão resposta a uma população de cerca de cerca de 369 mil habitantes.
Esta ULS tem uma área de abrangência de 5.500 quilómetros quadrados e serve 21 concelhos.