O presidente da Câmara de Mondim de Basto pediu hoje a intervenção do ministro da Saúde com vista à instalação de uma viatura de emergência médica no concelho, reivindicada há vários anos pela população.

Humberto Cerqueira tornou pública uma carta que remeteu ao ministro Paulo Macedo em que alerta para a necessidade de instalar uma viatura de emergência médica em Mondim de Basto, município que diz que está a ser discriminado no acesso aos cuidados de saúde.

\"Nós não temos nenhum meio de emergência à disposição da população e os serviços de emergência estão relativamente distantes\", afirmou à agência Lusa.

A situação, de acordo com o autarca, agravou-se com o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do concelho vizinho de Celorico de Basto, no período noturno.

\"Isto obriga as pessoas a deslocaram-se para Vila Real, Guimarães ou Amarante e, neste momento, não há nenhum meio de transporte de emergência. Em situações de emergência um equipamento deste tipo pode fazer toda a diferença\", salientou.

O autarca disse que sente que o concelho \"não está a ser bem tratado\" pelos sucessivos governos, uma situação que o deixa revoltado.

Humberto Cerqueira lembrou que já o anterior Governo socialista não dotou o município desta viatura e, já nesta legislatura, apesar dos diversos contactos e das promessas feitas, o veículo ainda não chegou.

O autarca referiu ainda que, em novembro, obteve a garantia por parte do INEM que o concelho iria ser dotado com um Posto de Emergência Médica (PEM) no primeiro trimestre de 2013.

Humberto Cerqueira sublinhou que esta é uma \"exigência razoável\" e que é \"apenas o cumprimento de um direito da população\".

As questões da saúde têm sido uma das prioridades para a câmara de Mondim de Basto, que tem reivindicado a colocação de mais médicos no centro de saúde local e alertado para uma indefinição na referenciação hospitalar, já que Mondim de Basto é servido pelos centros hospitalares de Trás-os-Montes e Alto Douro, Alto Ave e Vale do Sousa.

\"O acesso e a melhoria nos cuidados de saúde é uma questão que nos tem preocupado desde o início do mandato\", frisou.



PARTILHAR:

Prevê «uma boa colheita»

Junto à barragem da Falperra