O grupo Acção Jovem para a Paz (AJP) / Youth Action for Peace - Núcleo de Chaves, associação juvenil nacional com estatuto de Organização Não Governamental de Desenvolvimento, desde 1995 que tem vindo a desenvolver actividades na área da Educação Ambiental, promovendo o voluntariado, os valores humanos e sociais, e também incentivando o respeito pela natureza.

Das suas múltiplas actividades tem resultado a implementação de parcerias com outras associações de âmbito regional (Rotas da Terra), nacional (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves/Birdlife) e internacional (Asociación Fotográfica Trespés, de Verín -Galiza), procurando deste modo que a Educação Não Formal possa contribuir para a consolidação de conteúdos através de um processo dinâmico e de interacção de grupo entre jovens em idade escolar e a comunidade em geral.

Nesse sentido as associações AJP e a SPEA, com o apoio da Trespés e Rotas da Terra, realizarão o Curso de Introdução à Ornitologia em Chaves nos dias 5 e 6 de Abril de 2003, com um horário que decorrerá entre as 9.00 horas e as 19.00 horas. O curso é composto por duas componentes teóricas e duas saídas de campo, com as quais se pretende que os formandos adquiram conhecimentos gerais sobre as aves comuns de Portugal, seus aspectos biológicos e características específicas mais significativas.

As componentes teóricas farão breve referência à importância do estudo das aves, bem como a aspectos morfológicos e comportamentais. Serão transmitidos os conhecimentos básicos que permitam a observação e identificação das espécies de aves no campo recorrendo à forma, tamanho, silhueta, tipo de voo, padrão da plumagem ou época de ocorrência. O material auxiliar indispensável para as saídas de campo, como o binóculo, o caderno e o guia de campo, será também abordado na perspectiva prática da sua utilização e da sua importância para o observador de aves.
Durante as actividades de campo pretende-se que os participantes explorem o meio e se interessem pelo estudo das aves, colocando em prática os processos básicos que lhes permitirão a observação e identificação das espécies. O desenvolvimento destas actividades revelará dúvidas e aspectos desconhecidos das aves, conduzindo-os à formalização de questões e proporcionando a discussão. Assim pretende-se que o grupo tome consciência da necessidade de se abordarem novos temas e ao mesmo tempo aceitem o desafio que lhes é lançado: descobrir o mundo da Ornitologia.

O formador será Paulo Travassos, Técnico de Qualidade Ambiental, colaborador da SPEA e também um dos coordenadores regionais para o Novo Atlas das Aves que Nidificam em Portugal. O preço será de 25 euros para adultos, 20 euros para estudantes e 10 euros para sócios da AJP; para mais informações contactar Acção Jovem para a Paz, Núcleo de Chaves.
Telfs. 276 332 970 / 276 324 501.
E-mail: [email protected].



PARTILHAR:

Noite de Informação da Universidade de Toronto

Deputado António Cabral apela à manutenção do cônsul de New Bedford